Susanna Larsson, pesquisadora do Insituto Karolinska, examinou as relações entre o consumo de café e chá ao risco de diferentes tipos de derrames - como os que causam hemorragia cerebral e meníngea, ambos caracterizados por sangramento no cérebro, e casos provocados pela interrupção do fluxo sangüíneo para o órgão devido ao bloqueio de uma artéria - e concluiu o efeito protetor dessas bebidas devido às suas propriedades antioxidantes.
Aqueles que bebiam oito ou mais xícaras de café ao dia tinham 23% menos chance de sofrer derrame se comparados aos que ficavam abaixo de duas xícaras diárias. A proteção dada pelo chá era de 21%.
O estudo compilou dados de 26.556 finlandeses fumantes. Todos participaram de uma pesquisa sobre prevenção de câncer que coletou dados sobre dieta, incluindo consumo de café e chá. Nenhum tinha histórico de derrame. Eles foram acompanhados por 13,6 anos e 2.702 sofreram com derrames por bloqueio de artérias, 383 com casos de hemorragia intracerebral, 196 com hemorragia meníngea e 84 com tipos não-especificados.
Café pode evitar infarto em fumantes masculinos
Susanna Larsson, pesquisadora do Insituto Karolinska, examinou as relações entre o consumo de café e chá ao risco de diferentes tipos de derrames - como os que causam hemorragia cerebral e meníngea, ambos caracterizados por sangramento no cérebro, e casos provocados pela interrupção do fluxo sangüíneo para o órgão devido ao bloqueio de uma artéria - e concluiu o efeito protetor dessas bebidas devido às suas propriedades antioxidantes.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em:
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!