Estudos conduzidos por uma equipe da Universidade Autônoma de Mumbai, na Índia, indicaram que o café tem a potencialidade de retardar os efeitos da velhice, principalmente no que se refere à memória. A pesquisa foi conduzida ao longo dos últimos 24 meses e deverá ser publicada em breve em revistas científicas internacionais, informaram jornais indianos.
Segundo a equipe, o café teria elementos psicoativos em sua composição, sendo que tais elementos agiriam como estimuladores de memória, mesmo em pessoas com idades mais avançadas e que são propensas a ter maiores ocorrências de sintomas de esquecimento. De acordo com o professor Leon Baragathishi, que foi um dos coordenadores da pesquisa, o café, da mesma forma que tem um alto potencial para despertar seus consumidores e torná-los mais atentos a atividades rotineiras ou a atividades escolares, por exemplo, também atua como um estimulante em consumidores de idades mais avançadas.
Para a condução do estudo, a equipe da Universidade realizou testes contínuos em um grupo de mais de 200 voluntários com idades superiores a 60 anos. Um grupo consumiu café de forma regular ao longo dos últimos dois anos e o outro não era consumidor constante da bebida. Ambos os grupos passaram a realizar testes de memória, que incluíam a assimilação de desenhos e figuras, memorização de rostos, fachadas e nomes de empresas ou de pessoas, além de tentativas de gravar frases ou pequenos textos na memória.
Os resultados do levantamento mostraram que o grupo que consumia cafés de forma regular demonstrou conseguir fixar imagens e lembrar de nomes, textos em até 25% a mais que o grupo de não consumidores. "Parece que há uma relação direta entre o fato de o café deixar seu consumidor mais ativo e o fato de se conseguir fixar mais imagens e mais informações.
Sabemos do potencial do café como uma fonte ímpar de antioxidantes, por exemplo, o que faz com que a bebida seja uma ótima fonte de saúde. E agora podemos dizer que ele também contribui para a memória de uma parcela importante da população, que é a da terceira idade", complementou Baragathishi.
Café está associado à melhoria da memória em idosos
Estudos conduzidos por uma equipe da Universidade Autônoma de Mumbai, na Índia, indicaram que o café tem a potencialidade de retardar os efeitos da velhice, principalmente no que se refere à memória. A pesquisa foi conduzida ao longo dos últimos 24 meses e deverá ser publicada em breve em revistas científicas internacionais, informaram jornais indianos.
Publicado por: CaféPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
CaféPoint
O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!