ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Busca por certificação cresce à medida que consumidores priorizam cafés sustentáveis

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A mudança de hábitos dos consumidores e a procura cada vez maior por cafés mais sustentáveis têm movimentado produtores a buscar certificações como a de fair trade, que visam produtos em que os aspectos sociais, econômicos e ambientais são considerados na produção. As certificações de produtos orgânicos e de origem também cresceram.

Para o produtor de cafés especiais e orgânicos, João Mateus Ferreira, o custo de conversão de uma propriedade para cumprir as exigências das certificações acaba sendo compensado pelo valor agregado gerado ao produto. “Se a propriedade já estiver bem-organizada, não vejo aumento de custos para passar a produzir um café certificado”, ressalta.

O valor da certificação vai depender de quantas adaptações serão necessárias na propriedade. Mauro Junior, CEO da Certicafé, explica que muitas vezes a certificação é um processo bastante moroso e que o produtor deve fazer um alinhamento de expectativas para escolher o selo certo. “A certificação é o principal instrumento para se comprovar boas práticas nos produtos. Porém, 80% da nossa cafeicultura é formada por agricultura familiar e são produtores que estão à margem da certificação por causa dos entraves burocráticos”, salienta.

João Mateus, que também é coordenador da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), explica que é importante o produtor estar antenado nas tendência do mercado. “Hoje dentro da cooperativa nós temos vários incentivos para o produtor entender os benefícios da mudança do manejo. Eles vão conversando e vendo que vale a pena”, diz. “Eventos como a Semana Internacional do Café são muito importantes para que o produtor que por dentro das tendências e troque experiências”, completa.

Paula Tavares, consultora em sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), destaca que a sustentabilidade impacta toda a cadeia, desde a produção, embalagem, transporte, até chegar às mãos do consumidor. “A ABIC entende que é preciso dar um destino sustentável que envolva toda a cadeia, por isso incentivamos nossos associados a trabalharem com outras matrizes como comprar do produtor local e investirem em logística reversa”, diz.

A reputação das empresas produtoras de café também estão no radar da ABIC. “Nessa era do on-line que estamos vivendo, as empresas têm sido muito cobradas. Nós temos recomendado que os consumidores busquem informações no sites das marcas e as empresas estão respondendo muito bem a isso”, reforça Paula Tavares.

Além da parceria com escolas, a ABIC também tem feito iniciativas como a campanha “Recicle: é tudo de bom” e o Upcycling, que é a técnica de reutilização de produtos derivados da cadeia do café para a produção de artigos de decoração ou bijuterias, por exemplo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures