Brasil precisaria colher 45 milhões de sacas

O Brasil precisará elevar sua safra média anual de café das atuais 37 milhões de sacas para 45 milhões, até 2010, caso seja confirmada a meta da Associação Brasileira da Indústria de Café, Abic, de aumentar o consumo interno para 21 milhões de sacas, naquele ano.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com notícia de Viviane Monteiro para a Gazeta Mercantil, o Brasil precisará elevar sua safra média anual de café das atuais 37 milhões de sacas para 45 milhões, até 2010, caso seja confirmada a meta da Associação Brasileira da Indústria de Café, Abic, de aumentar o consumo interno para 21 milhões de sacas, naquele ano.

"Em 10 anos, a produção precisa ir para 52 milhões de sacas'', disse o secretário de Produção e de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu da Costa Lima, citado na reportagem. Segundo ele, a demanda média anual está cinco milhões de sacas acima da produção média.

Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Maurício Miarelli, também citado na notícia da Gazeta Mercantil, os preços internos vigentes, que, por conta da depreciação do dólar, não refletem totalmente as altas das cotações da commodity, verificadas nos últimos meses, ainda não permitiram aos produtores recuperar o prejuízo acumulado entre 2001 e 2004, estimado em R$ 2,5 bilhões. Com isso seria difícil obter o necessário aumento da produção nacional, apesar da produtividade dos cafezais ter dobrado de 10 sacas por hectare para a faixa de 18 a 20 sacas, em 10 anos.

Já o presidente da Associação dos Cafeicultores da região de Patrocínio, Acarpa, Wilson José de Oliveira, informou que 40% do parque cafeeiro velho (12 anos no mínimo), de 27 mil hectares, da região de Patrocínio vem sendo renovado, nos últimos quatro anos.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no CaféPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.