ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Benefícios da irrigação por gotejamento na produção de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Diante das adversidades climáticas enfrentadas nos últimos anos, a irrigação tem se mostrado uma importante ferramenta na cafeicultura. Municípios como Monte Carmelo e Araguari, em Minas Gerais, que possuem o maior percentual de área irrigada com café arábica no mundo, têm obtido resultados positivos e altos níveis de produtividade, mesmo em períodos de déficit hídrico prolongado.

Eusímio Fraga Júnior, professor Dr. na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do grupo de pesquisa CinCi, ressalta os benefícios da irrigação por gotejamento na produção de café em um vídeo produzido pela Netafim. No conteúdo, o professor enfatiza a importância dessa prática na cafeicultura e explica que o manejo adequado da irrigação é essencial para aproveitar ao máximo os benefícios dessa tecnologia.

Ele também ressalta a importância de um planejamento do sistema de irrigação e um bom projeto, assim como o manejo operacional para garantir a eficiência e uniformidade na aplicação da água. “Com a evolução dos sistemas de irrigação, taxas de aplicação mais precisas e eficientes têm sido alcançadas, contribuindo para a otimização do uso da água e redução dos custos”, detalhou o professor.

Outro aspecto abordado durante a entrevista foi a aplicação de fertilizantes via sistema de irrigação. Esse método tem sido adotado por produtores da região, que realizam cerca de 50 a 70% da adubação através da irrigação. Essa prática, conhecida como fertirrigação, possibilita redução de custos e otimização do uso de fertilizantes, o que poderia ser cada vez mais explorado pelos cafeicultores. “Existem trabalhos mostrando que grande parte dos nutrientes podem ser aplicados via sistema de irrigação e, ainda pensando na cafeicultura irrigada, nós temos um percentual pequeno de produtores que faz adoção dessa técnica”, contou.

É importante ressaltar que a irrigação e a fertirrigação não são exclusivas para grandes produtores. Pequenos e médios produtores também têm se beneficiado dessa tecnologia, podendo aproveitar o pacote tecnológico desenvolvido pelas empresas do setor.

Assista a entrevista completa com o professor Eusímio Fraga Júnior: 

Para aqueles que desejam se aprofundar ainda mais no assunto, o webinar "Irrigação Localizada: Seguro para Rentabilidade e Sustentabilidade na Produção de Cafés" está disponível na íntegra na internet. A transmissão ao vivo ocorreu no canal do YouTube da Inovagri, associação de especialistas no uso racional da água na agricultura, que desenvolve atividades com objetivo de levar aos campos irrigados de todo o Brasil uma nova perspectiva para a pesquisa, para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação na agricultura irrigada. Assista aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures