ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Baixo consumo de café na África alerta entidades e abre discussão sobre setor cafeeiro no continente

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/06/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Membros do setor cafeeiro levantaram preocupações sobre o baixo consumo de café na África, apesar de ser o segundo continente mais populoso. As partes interessadas que participaram da primeira cúpula do Café Africano do G25, em Nairóbi, observaram que, apesar de produzir 12% do café global, apenas 30% da população consome o produto.

Eles disseram que é hora da África intensificar, unir-se regionalmente, e criar um ambiente atrativo para promover o consumo de café. Benson Apuoyo, vice-diretor da Autoridade Agrícola e Alimentar (AFA) no Quênia, observou que o consumo global de café continua aumentando devido à demanda, mas infelizmente não há crescimento na África. “É crucial acelerar o consumo doméstico de café nos mercados inexplorados da África para o desenvolvimento socioeconômico geral”, disse durante a cúpula, acrescentando que mais de 95% dos grãos quenianos são exportados para o mercado internacional.

O responsável da AFA revelou que o Quênia começou a promover o consumo abrindo cafés em duas universidades. Apuoyo disse que, até agora, a AFA também está negociando com mais cinco universidades para que outras instituições também possam aderir. De acordo com ele, até agora existem 506 cafés funcionando em todo o país, e há planos para abrir mais.

Segundo Adugna Debele, diretor-geral da Autoridade de Café e Chá da Etiópia (ECTA), a África consome 9.800 toneladas, enquanto a Europa consome 55.625 toneladas anualmente. Ele disse que o consumo de café na Etiópia ficou em 50% nas últimas duas décadas, o que significa que a geração mais jovem não está consumindo.

Para ele, os governos devem pensar em maneiras inovadoras de fazer com que o café atraia a população, aumentando a renda dos países e melhorando os meios de subsistência dos agricultores, e observou que há necessidade de aumentar o consumo doméstico de café, induzindo a geração mais jovem. O diretor-geral disse que a Etiópia estabeleceu uma faculdade onde os alunos são ensinados a torrar, moer e embalar café.

Solomon Rutega, secretário-geral da Organização Inter-Africana do Café (IACO), revelou que a organização está preocupada com a baixa taxa de consumo e lançou o treinamento inter-africano sobre torrefadores. Ele acrescentou que a IACO está trazendo mulheres e jovens do setor cafeeiro para ajudar a popularizar o consumo no continente.

Mais de 500 delegados de 25 países africanos produtores de café reuniram-se em Nairóbi na primeira cúpula africana do café para reavaliar o desempenho geral do setor no continente, com especialistas pedindo às nações africanas que melhorem a infraestrutura para facilitar a venda do produto.

As informações são do Kenya News Agency / Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures