ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aumento das temperaturas nos trópicos levará a menores rendimentos de café e preços mais altos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisa, publicada na revista PLOS Climate, aponta que as condições climáticas que reduzem a produção de café tornaram-se mais frequentes nas últimas quatro décadas, com o aumento das temperaturas pelo aquecimento global provavelmente levando a “choques sistêmicos contínuos” na produção cafeeira. 

Os pesquisadores analisaram os impactos de fatores climáticos como temperatura, precipitação e umidade nos 12 principais países produtores de café do mundo entre 1980 e 2020.

O estudo descobriu que a frequência de “riscos climáticos” – condições de crescimento abaixo do ideal devido a extremos como altas temperaturas – aumentou em todas as regiões durante esse período. 

As temperaturas de cultivo para as duas principais variedades de café, arábica e canéfora, são de 18 a 22°C e de 22 a 28°C. Os pesquisadores descobriram que, entre 1980 e 2020, as regiões produtoras eram mais propensas a experimentar temperaturas muito baixas. “O clima atual, no entanto, é caracterizado por condições muito quentes em todas as regiões”, descobriram, acrescentando que “a grande maioria das regiões cafeeiras nunca experimenta temperaturas muito frias na estação de cultivo”.

O principal autor do estudo, Doug Richardson, que concluiu a pesquisa enquanto estava no CSIRO, disse que a mudança de condições frias e úmidas para quentes e secas “estamos bastante confiantes de que é resultado da mudança climática”.

Os pesquisadores escreveram: “Com as projeções de mudanças climáticas mostrando que é provável um aumento contínuo das temperaturas nos trópicos, sugerimos que a produção de café pode esperar choques sistêmicos contínuos”.

Pesquisas anteriores mostraram que a quantidade de terra adequada para o cultivo de café em todo o mundo pode cair pela metade até 2050 devido às mudanças climáticas.

Richardson destaca: “Se você tiver um choque na oferta de café em um determinado ano, se não houver café suficiente armazenado de anos anteriores, poderá esperar que o preço aumente”.

Os pesquisadores também analisaram os impactos de seis fatores climáticos diferentes na produção de café, incluindo o El Niño-Oscilação Sul (Enso), a flutuação climática anual mais significativa do planeta.

“Durante os eventos do El Niño, vemos uma chance maior de as condições serem muito quentes ou muito secas, e é praticamente o contrário para o La Niña”, disse Richardson.

Embora o El Niño tenha efeitos globais, parece ter menos impacto no sul do Brasil, o maior produtor mundial de grãos arábica.“As principais regiões de arábica no extremo sudeste do Brasil e sudoeste da Etiópia estão entre as regiões menos suscetíveis aos riscos climáticos”.

Os 12 maiores cafeicultores respondem por cerca de 90% da produção global. Estes incluem Brasil, Peru e México nas Américas; Uganda e Etiópia na África; e Vietnã e Indonésia no sudeste da Ásia.

As informações são do The Guardian. Tradução Juliana Santin 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures