ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) reestrutura Programas de Certificação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/12/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizou uma reestruturação em seus Programas de Certificação para se adequar a nova Portaria 570, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável por estabelecer o Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.

Depois de 20 anos, o setor volta a contar com uma normativa para a regularização e fiscalização do café torrado. Celírio Inácio, Diretor executivo da Abic, comenta que enquanto organismo certificador, a Associação sempre estará aberta a atualização e mudanças nos seus programas de certificação, pois desde o lançamento do Selo de Pureza, em 1989, certificação pioneira na área de alimentos, lançada antes do código de defesa do consumidor, a entidade cria iniciativas visando a melhoria contínua da qualidade do café, além de segurança e respeito ao consumidor.

Com a reestruturação, a principal alteração é a unificação dos programas do Selo de Pureza (SPA) e do Programa de Qualidade do Café (PQC), duas certificações distintas que passarão a ter um regulamento e identidade visual única, onde  todos os produtos serão certificados quanto à Pureza e à Qualidade. 

Com a unificação, a concessão da certificação será ainda mais rigorosa, pois o produto terá que atender o nível mínimo de qualidade de 4,5 pontos estabelecido pela metodologia da Abic e, agora, também exigido pela portaria 570.  O produto que não se enquadrar nesses dois parâmetros - pureza e qualidade - não será certificado pela ABIC. Segundo Inácio, essa atualização foi necessária e a entidade trabalha para que todos os associados estejam com seus produtos conforme a legislação.

O novo Padrão Oficial de Classificação do Café Torrado determina que cafés puros, que não atingirem a nota mínima de qualidade, poderão ser comercializados desde que identifiquem visivelmente nos rótulos a classificação "FORA DE TIPO". Com a unificação dos programas, estes produtos não serão certificados pela ABIC e não poderão estampar o Selo.

A entidade continuará atuando como organismo certificador do café torrado e, em parceria com o Ministério da Agricultura, irá ampliar o monitoramento no mercado visando coibir a prática de adulteração e fraude dos produtos, indicando, aos organismos de fiscalização, os produtos que não atendam  à legislação.

Desta forma, a entidade também planeja uma série de iniciativas com o varejo supermercadista no sentido de orientar e auxiliar os responsáveis pela aquisição de café quanto às mudanças e o risco de oferecerem cafés que não estejam regulamentados perante a legislação. Certamente, os estabelecimentos comerciais serão os maiores aliados para que os cafés oferecidos nas prateleiras estejam conformes e ofereçam acima de tudo, qualidade e segurança aos consumidores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures