ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aplicativo auxilia no cálculo de dosagem de fertilizantes para evitar desperdícios

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Conflitos, crises políticas e econômicas afetam muito a variação de preços e disponibilidade das commodities e insumos agrícolas não só no Brasil, mas em várias regiões do mundo. Quando países que produzem e exportam muita matéria-prima e alimentos vivenciam períodos como o atual, as ferramentas desenvolvidas para melhor gestão e operação no campo se tornam ainda mais importantes.

O agricultor, afetado diretamente, precisa ter meios para evitar o desperdício e o uso ineficiente de insumos. Caso contrário, irá registrar prejuízo na conta final tendo maior custo de produção e rendimento inferior. Com as possibilidades tecnológicas hoje disponíveis, é possível que ele tenha ferramentas como o aplicativo Dose Certa, desenvolvido pela FertiSystem, empresa de Passo Fundo (RS) especializada em inovações para a plantabilidade.

O app auxilia na operação e nos cálculos de plantio com a precisão na regulagem da máquina. “Ele ampara o agricultor para não desperdiçar fertilizante. É algo que trará um retorno financeiro considerável no final do plantio e por isso tem um valor agregado muito grande em sua utilização”, destaca Alexandre Zanella, gerente de engenharia e P&D da FertiSystem.

A regulagem correta da dosagem de fertilizante é um desafio para os agricultores. Geralmente é feita através das indicações presentes nas tabelas afixadas nas máquinas, que são elaboradas com base em um único tipo de granulometria. Porém, a granulometria pode variar conforme o tipo e a marca do fertilizante.

O aplicativo Dose Certa foi desenvolvido para facilitar o cálculo durante a regulagem de adubo de plantadeiras e semeadoras de uma maneira correta e eficaz. “O produtor tem duas opções: quantas gramas de fertilizante terá que coletar baseado numa dose em kg/há ou informar quantas gramas coletou, que será convertida em kg/há após o cálculo automático, sempre considerando o espaçamento entre linhas e a distância percorrida”, detalhe Zanella. Essa operação automatizada elimina erros de cálculos comumente ocorridos durante as calibragens de fertilizantes, gerando economia e precisão na operação de plantio.

Segundo o gerente, os ganhos diretos da ferramenta estão relacionados com a agilidade do processo, manuseio e tomada de decisão. De forma indireta, ele ratifica que com a dosagem correta de fertilizantes o produtor também poderá alcançar mais qualidade na operação, gerando produtividade na lavoura, proteção do solo e redução dos efeitos negativos ao meio ambiente.

“Existem diversos trabalhos sobre a distribuição precisa e adequada de fertilizantes e como esse processo impacta em um melhor rendimento da lavoura e na economia de insumo. Tendo esses dados é visível que o aplicativo auxilia de forma direta no custo e no quanto o agricultor poderá economizar”, destaca.

Como usar

Para ter acesso à ferramenta, basta pesquisar pelo nome Dose Certa FertiSystem nas plataformas de celular App Store ou Google Play Store, e baixar. Para iniciar a operação, a empresa indica acoplar um recipiente no distribuidor de fertilizante do maquinário.

Em seguida, percorrer com a máquina uma distância de 50 a 100 metros e pesar o fertilizante coletado. Nesse momento, é só descrever o peso, em gramas, no aplicativo, que dará todos os dados necessários da distribuição. “O App Dose Certa foi idealizado para otimizar e facilitar o trabalho dos produtores e técnicos de plantio, trazendo auxílio em uma regulagem mais rápida e assertiva, e gerando não só economia de fertilizante, mas também de tempo e dinheiro”, finaliza o profissional.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures