ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise hEDGEpoint: El Niño poderia continuar pressionando a arbitragem NY-LN?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Este ano espera-se que o El Niño se torne ativo (quando o índice ONI ultrapassa 0,5°C, conforme mostrado no Gráfico #2) na possível ocorrência mais forte desde 2015/16. O fenômeno geralmente leva a um clima mais quente e seco na maioria das áreas produtoras de café durante as principais janelas de desenvolvimento – incluindo Brasil, Centrais e Vietnã.

“A resposta da arbitragem NY-LN depende da intensidade do evento, mas, via de regra, embora a tendência seja inversamente proporcional, a influência exclusiva do fenômeno na arbitragem pode ter chegado a um limite”, explica Natália Gandolphi, analista de Café hEDGEpoint Global Markets.

O Gráfico #1, de acordo com o novo relatório de café da companhia, mostra a relação entre o índice ONI e a arbitragem NY-LN. Atualmente, a arb já está em um nível mais baixo do que seria sugerido para o nível atual do ONI.

Atualmente na faixa de 40-50 c/lb, a influência do fenômeno sobre o aperto da arbitragem pode estar chegando ao fim. No último mês, a arbitragem ao longo da curva passou de uma diferença de 9%, em relação ao contrato de setembro de 2023, para 28%, na arbitragem do contrato de novembro/dezembro de 2024.

Neste momento, a arbitragem está a um nível de distribuição de frequências comum, ao contrário do preço observado em Londres. Com a preferência por opções mais baratas, aliada à queda na produção no Vietnã (22/23), a expectativa de redução no Brasil (23/24) e queda na Indonésia (23/24), o preço em Londres está em um dos percentis de frequência mais baixos desde 2008 – apesar de um valor padrão na arbitragem.

No Brasil, o spread entre arábica e conilon também aperta. Seguindo tanto as influências do mercado externo quanto a dinâmica de disponibilidade interna para 23/24, o spread entre as variedades ficou abaixo de R$ 200/sc. No entanto, o spread interno é menos suscetível ao fenômeno El Niño, pois também pode afetar áreas produtoras de arábica, destaca o relatório.

Em resumo

Com a chegada do inverno ao Brasil sem grandes riscos de geadas, o potencial da safra 24/25 pesa na curva futura. O desenvolvimento da safra 23/24 mostra indicadores mais positivos na Colômbia e no Vietnã, com índice de vegetação positivo, enquanto o quadro na América Central é mais incerto.

Na dinâmica NY-LN, o suporte gerado pelo El Niño pode se desgastar. Embora o fenômeno seja altista em geral, já que atrapalha a produção dos principais países produtores de café, os possíveis impactos sobre a safra brasileira 24/25 ainda não estão sendo precificados.

Também é importante ressaltar que, embora a relação entre o Índice ONI e a arbitragem NY-LN já se encontre testando os suportes mencionados, outros fatores fundamentais ainda podem influenciar a dinâmica entre as duas bolsas de referência. Em especial, o desenvolvimento da safra 23/24 nos países que colhem em outubro, apetite comprador nos destinos, e o inverno brasileiro.

Confira aqui o relatório completo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures