FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Já ouviu falar dos grãos filipe?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

De vez em quando, em época de frutificação nas lavouras cafeeiras, é possível achar um grão maior, composto por dois, três, quatro ou mais frutos que foram formados juntos. Esse fenômeno é popularmente conhecido como grãos filipe (ou felipe) e até hoje muitos produtores buscam saber o porquê de alguns frutos nascerem assim.

Segundo algumas lendas, os grãos filipe significam sorte e existem várias crenças e brincadeiras ao redor do tema. A mais conhecida diz que, quando encontrado na lavoura, vale uma prenda, um presente. Quem acha este grão o esconde por alguns dias até encontrar uma maneira ideal de passá-lo para outra pessoa.

O tecnólogo em cafeicultura Leandro Rodrigues Reis, de Cabo Verde (MG), enviou para o CaféPoint algumas fotos de grãos filipe achados em sua lavoura de catuaí amarelo. “Tem algumas plantas que só produzem grãos neste formato”, disse.


Foto: Leandro Rodrigues Reis

De acordo com o pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello, essa formação diferenciada pode ser resultado da falta de água. “A formação de frutos filipe está relacionada à duplicação dos pistilos, comum também em outras espécies, em geral associada à falta de água. No caso da planta que dá a maior parte de filipes, que é raro, pode ter ocorrido uma mutação”, conta, explicando que pistilo é o conjunto que forma o órgão feminino da flor.

Você já presenciou grãos filipe na sua lavoura? E pés que só geram frutos assim? Envie sua foto para o CaféPoint através do Facebook ou Instagram!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint