ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise hEDGEpoint: Demanda de café nos destinos - União Europeia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/09/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

No mercado de café da União Europeia (UE), uma análise dos dados revela tendências intrigantes e fatores que moldam a indústria: no final de junho, os estoques de café na UE totalizaram 11,56M scs, exibindo uma significativa variação de 12,6% abaixo da média. Surpreendentemente, houve um aumento mensal de estoque de 3,7%, ligeiramente acima da esperada mudança sazonal de 2,1%.

Em junho, a UE importou 3,74M scs de café verde, marcando uma diferença de -9% em relação ao ano anterior. Os números de importação também diminuíram 8% em comparação com o mês anterior, ultrapassando ligeiramente a queda sazonal esperada de -2%. Apesar dessas flutuações, a UE permanece como o principal importador mundial de café.

Para o ciclo de café 2022/2023, as importações acumuladas até junho totalizaram 34,9M scs, refletindo uma diminuição ano a ano de -4,1%. No entanto, esses números ficam aquém das estimativas de 36,5M scs, resultando em uma variação de -4,5%. Essa diferença pode ser atribuída a um ritmo de demanda ligeiramente superior às expectativas, levando a uma variação de -15% nos estoques, apesar de uma variação de -4% nas importações.

O consumo aparente, consolidado de outubro de 2022 a junho de 2023, atingiu 34,5 milhões de sacas, indicando um aumento positivo de 3% em relação ao ano anterior. Isso supera as estimativas de 33,6 milhões de sacas em 2%. É importante observar que a métrica de consumo aparente desconsidera o café reexportado, que diminuiu até abril, mas depois se recuperou.

A redução dos estoques totais na UE pode estar relacionada ao crescente custo do dinheiro, impulsionado pelas altas taxas de juros. O Banco Central Europeu (BCE) elevou recentemente as taxas de juros, mas o sentimento de mercado sugere possíveis cortes futuros à medida que a economia enfraquece.

De forma geral, o mercado de café da UE apresenta uma imagem complexa. Apesar de algumas flutuações inesperadas, a demanda superou as projeções, levando a estoques mais baixos. Esse equilíbrio deve continuar até setembro, com os participantes do mercado monitorando de perto o desenvolvimento econômico e as políticas de taxas de juros.

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures