ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agronegócio brasileiro ganha eficiência com utilização de novas tecnologias

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um estudo realizado em 2021 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destaca que o Brasil é o quarto maior produtor e o segundo maior exportador de grãos do mundo. 

O agronegócio é responsável por cerca de 30% do PIB do Brasil e representa um setor importante para o desenvolvimento econômico do país. Com o maior rebanho bovino do planeta, o país tem a segunda maior produção desse tipo de carne e é o maior exportador, também nesse segmento. Dentro de um contexto que não para de crescer, o aumento da eficiência será a chave para se produzir mais com um menor custo.

O setor esteve em alta em 2022. Foram mais de 200 milhões de toneladas na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um crescimento 3,3% de em relação ao ano de 2021, segundo dados do IBGE e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Ainda de acordo com o levantamento, foi registrado 6,5% de aumento na área cultivada em relação ao ano anterior. O VPB (Valor Bruto da Produção) ultrapassou R$ 1,3 trilhão no ano passado.

A safra de 2022 teve entre seus principais desafios a elevação dos custos de produção, que acompanhou o aumento dos preços das commodities com a ruptura das cadeias produtivas durante a pandemia. Para o ano 2023, o cenário se intensifica. Secas e geadas causadas pelas mudanças climáticas, elevada taxa de juros que desaquece o consumo e os investimentos, podem impactar a produção. Indefinições sobre as linhas de crédito indicam necessidade de controlar o aumento de gastos. Dessa forma, o agronegócio vem abraçando o conceito de Agro 5.0, com produtores usando a tecnologia ao longo da cadeia de produção para melhorar seus resultados.

Tendências da tecnologia no campo

Machine learning - Bancos de dados e monitoramento alimentam os computadores, que geram análises sobre o status atual e o futuro da produção.

Internet  - Tecnologia embarcada nas máquinas (como sensores de solo) transmitem informações do campo em tempo real.

Decisões data-driven - Produtores tomam decisões mais assertivas ao receber informações geradas por sensores e enviadas pelas máquinas.

Tecnologia preditiva - Novas soluções usam os dados para identificar problemas (como pragas) antes que eles surjam e para orientar os produtores sobre onde fazer mais ou menos investimentos.

A tecnologia também vem sendo usada no combate às mudanças climáticas. Nas frotas, o setor agrícola tem o desafio de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e de acompanhar a transição para os biocombustíveis. Os motores dos maquinários agrícolas acompanham esse avanço para melhorar sua eficiência de combustão e de consumo de combustíveis. Dessa forma, eles exigem lubrificantes com desempenho melhor, como é o caso da nova geração API CK-4 da marca de lubrificantes Mobil™.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures