Giro de Notícias

29/04/2013

Países produtores latino-americanos de olho nas emissões de carbono do café

Qual a contribuição das emissões das empresas produtoras de café e cacau ao efeito estufa? Que fatores incidem? Como tornar os sistemas de produção mais eficientes? Essas são algumas perguntas que vários organismos, entre eles, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) tentarão responder através de um diagnóstico que se realizará com dez empresas vinculadas a esse tipo de produção. Alguns países da América Central também participam do projeto.

26/04/2013

Cafés especiais ganham mercado no Brasil, com destaque a MG

A multiplicação de cafeterias no Brasil contribui para um novo hábito: degustar café fora de casa em estabelecimentos especializados. Hoje praticamente todas as regiões cafeeiras do Brasil produzem grãos especiais, como Cerrado, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais, Serra do Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Paraná. Mas, em se tratando de cafés especiais, Minas Gerais ganha destaque com cerca de 65% da produção brasileira.

25/04/2013

Certificação de café Fair Trade registra recorde em 2012 nos EUA e Canadá

A produção de café certificado Rainforest Alliance alcançou 4,5% da produção global em 2012, ou 375.000 toneladas, 3,3% a mais que em 2011. As importações certificadas Fair Trade pelos Estados Unidos e Canadá aumentaram a um recorde em 2012, para 73,9 milhões de quilos, 18% a mais que em 2011, disse a Fair Trade USA. O McDonald's USA começou a comprar 100% de seu espresso de fazendas certificadas pelo Rainforest Alliance, disse a organização.