ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5º Fórum Café e Clima da Cooxupé acontece em julho

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

As mudanças climáticas no Brasil estão cada vez mais perceptíveis e sabemos que o clima exerce forte influência no desenvolvimento das lavouras cafeeiras. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e é preciso que os cafeicultores preparem adequadamente suas plantações para evitar alterações na produção.

Para entender melhor como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril de 2023 afetaram a safra cafeeira que está sendo colhida neste ano, o professor de Fisiologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizeti Alves, ministrará palestra sobre o tema no 5º Fórum Café e Clima, promovido pela cooperativa de café Cooxupé.

A apresentação, intitulada “Como a interação clima-planta nos últimos dois anos modelou a safra atual de café”, vai mostrar, do ponto de vista fisiológico, como o clima moldou as safras 2020, 2021, 2022, até chegar na safra atual, e as possíveis inferências, até o momento, sobre a safra 2024.

O Fórum Café e Clima da Cooxupé será realizado no dia 27 de julho, das 14h às 17h, na matriz da cooperativa, em Guaxupé (MG). O encontro será transmitido ao vivo, on-line, pelo Hub do Café e pelo canal da Cooxupé no YouTube.

Ao traçar um panorama sobre as alterações de clima em outras partes do mundo, o docente da UFLA fez um paralelo com o Brasil e, durante o Fórum, explicará o que os cafeicultores cooperados podem fazer para garantir uma boa safra em 2024 e evitar os prejuízos somados desde 2020.

Segundo José Donizeti, estudos realizados em outros países apontam que questões climáticas, como o aquecimento global, interferem na safra cafeeira. Em propriedades de café robusta do Vietnã, pesquisadores constataram que cafeeiros que floresceram mais cedo são mais sensíveis aos estresses climáticos e que a antecipação da florada reduz o efeito benéfico do uso dos fertilizantes.

“Outra pesquisa apontou que, no Hemisfério Norte, mudanças climáticas atribuídas ao aquecimento global estão antecipando o crescimento das árvores em duas semanas. E que as folhas estão senescendo mais cedo. Esse envelhecimento precoce diminui a quantidade e eficiência fotossintética das árvores durante sua vida útil, decrescendo a produtividade”, detalha.

Para o professor, é possível fazer um paralelo desses estudos com o que está ocorrendo no Brasil, diante da possibilidade de que esse cenário de florada precoce do Vietnã também aconteça com o café arábica brasileiro. Entretanto, mais detalhes sobre esta análise serão discutidos no Fórum.

Safra 2024

Diante do atual cenário, de fortes pressões climáticas sobre a cafeicultura brasileira, os produtores cooperados se preocupam em trabalhar para garantir uma boa safra em 2024 e evitar os prejuízos somados desde 2020.

Com isso, o palestrante argumenta que a boa notícia é que o cafeeiro é uma planta resiliente e sempre volta a produzir bem depois de um forte estresse. Porém, pelas peculiaridades de uma espécie originada de ambientes sombreados, essa resiliência, geralmente, não se expressa no mesmo ano.

Programação

14h Abertura com Diretoria Executiva da Cooxupé

14h15 Palestra de Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, sobre as condições meteorológicas e suas consequências nas regiões em que a cooperativa atua.

15h Palestra de Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, sobre as previsões de clima para os próximos meses nas diversas regiões cafeeiras do Brasil.

15h45 Palestra de José Donizete Alves, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril 2023 afetaram a safra atual de café.

16h30 Debate

17h Encerramento

Serviço
5º Fórum Café e Clima da Cooxupé
Quando: 27 de julho
Horário: das 14h às 17h
Onde: Matriz da Cooxupé, em Guaxupé (MG)
Evento também será transmitido pelo portal Hub do Café e pela página da cooperativa no YouTube 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures