ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso revela melhores produtores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/03/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Natália Camoleze

A noite de quinta-feira (02) foi recheada de emoção e muita festa com o 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Ali foram revelados os produtores que se destacaram entre 500 amostras inscritas. 

O grande destaque da noite vai para o estado de Minas Gerais, de onde saíram os três primeiros grandes vencedores da edição, que receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um: Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva (Chapada de Minas), Raimundo Dimas Santana Filho (Matas de Minas) e São Mateus Agropecuária (Cerrado Mineiro). Eles ganham, também, uma viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, que reúne em disputa os 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè. Lá, saberão qual foi a colocação de cada um. 

Durante a premiação, foram também revelados os produtores vencedores nacionais que ficaram em 4º, 5º e 6º lugares: Claudio Martins Belo (Matas de Minas), Agro Fonte Alta (Sul de Minas) e Francisco Antonio Rios Corral (São Paulo), respectivamente. Além dos demais ganhadores nas categorias Regional e Classificador do Ano.

A cerimônia realizada em São Paulo (SP) contou com a presença do presidente da illycaffè, Andrea Illy; da CEO, Cristina Scocchia; e da diretora de Ética, Anna Illy. Os vencedores foram selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè, entre as mais de 500 amostras inscritas das principais regiões produtoras de café arábica do país. 

Andrea Illy aponta como o prêmio, que teve início em 1991, alavancou a cafeicultura brasileira e a dificuldade encontrada hoje em selecionar apenas 40 produtores, já que a qualidade estava muito boa. 

A iniciativa já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios. Um projeto que atravessou fronteiras, inspirando o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy e levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade, proposto pela illycaffè, a vários cantos do mundo. O café brasileiro está entre os seletos grãos do único e exclusivo blend illy, que é degustado diariamente em 8 milhões de xícaras de café servidas em mais de 140 países ao redor do mundo.

Pela primeira vez, o Prêmio recebeu os selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, por compensar as suas emissões de carbono com apoio ao projeto de agricultura regenerativa Terrus Carbon Coffee e por destinar todos os resíduos gerados no evento de forma sustentável, através da coleta seletiva e a compostagem. Com a iniciativa, a illycaffè reforça seu apoio às práticas ambientais sustentáveis que fazem parte de seu estatuto como empresa B Corp.  

Outra novidade apresentada ao longo da cerimônia de premiação foi o lançamento do Cartão Esmeralda do Clube Illy do Café, que é concedido aos cafeicultores que fornecem à illycaffè há mais de 30 anos-safra. Durante a noite, foram homenageados os mais novos sócios membros do Cartão Esmeralda: José Carlos Grossi e a família Naimeg.

Instituído em 1999, o Clube illy do Café reúne os principais fornecedores de grãos do exclusivo blend illy. São mais de 600 sócios beneficiados pela adesão aos conceitos de fidelidade, qualidade e sustentabilidade no fornecimento dos grãos. Quanto maior o tempo de fornecimento ininterrupto, maior a classificação do sócio e os benefícios obtidos. Confira os premiados:

Prêmio Ernesto Illy – Regional

A categoria regional avalia 10 regiões e nesta edição seis regiões foram premiadas:

Cerrado Mineiro
1º colocado - São Mateus Agropecuária
2ª colocada - Maria do Carmo Veloso 

Chapada de Minas
1º colocado - Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva
2ª colocada - CBI Madeiras

Matas de Minas
1º colocado - Raimundo Dimas Santana Filho
2º colocado - Claudio Martins Belo - 4º lugar nacional

Sul de Minas
1ª colocada -  Agro Fonte Alta - 5º lugar nacional
2º colocado - Luiz Augusto de Almeida Campos

São Paulo
1º colocado -  Francisco Antonio Rios Corral - 6º lugar nacional
2º colocado -  Luiz Antonio Poli

Rio de Janeiro
1º colocado - Francisco Nioac de Salles

Prêmio Ernesto Illy - Classificador do Ano:
1º colocado - Paulo Henrique Silva Andrade (Cerrado Mineiro)
2º colocado - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas)
3ª colocada - Marina Ribeiro do Vale Furlan (Sul de Minas)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures