ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SIC 2021: Fórum da Cafeicultura Sustentável discute impactos da política ESG na prática do campo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 01/11/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

A sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) parece ser mesmo a nova palavra de ordem para negócios, incluindo as atividades do campo. Contudo, a dúvida dos produtores rurais, principalmente os de pequeno porte, é como aplicar a política na prática das operações. Mais do que isso, por onde começar, as medidas possíveis e resultados esperados, questões que, entre outras, serão esclarecidas no Fórum da Cafeicultura Sustentável, evento que acontecerá dentro da Semana Internacional do Café deste ano.

A SIC será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro, sendo que o Fórum está marcado para o dia 11, quinta-feira, na Central SIC, um auditório que será transformado em um verdadeiro estúdio com transmissão ao vivo. “A ideia é oferecer um panorama completo dos temas sobre sustentabilidade que estão ligados ao momento atual ou que devem moldar negócios do setor em um futuro próximo” explica Caio Alonso Fontes, Diretor da Café Editora, uma das organizadoras do evento.

Programação Estratégica

O Fórum da Cafeicultura Sustentável será dividido em 4 grandes blocos. No primeiro, das 13h30 às 15h, o tema é, justamente, “como o ESG impacta a minha agricultura”. Entre os assuntos, como incluir medidas de redução das emissões na cadeia de suprimentos do café, fontes alternativas de energia e eficiência energética, além de apresentação da Nestlé sobre agricultura regenerativa.

Das 15h às 16h30, será a vez de entender um pouco mais sobre as “alternativas para a cafeicultura moderna”. Este recorte terá como destaques os sistemas de rochagem e remineralização do solo com a EMBRAPA e detalhes sobre um novo cenário para a cafeicultura orgânica, bioinsumos e controle biológico. Já entre 16h30 e 18h, a discussão trará “tendências de moedas para café”. Uma oportunidade para ouvir sobre coffee coin e contratos. Para finalizar o dia, das 18h30 às 20h30 será realizada mais uma edição do Minas Coffee Origins Summit com o tema “O Movimento das Origens Controladas e a Busca pela Diferenciação Sustentável”.

Sobre a importância de apresentar os avanços de ESG e políticas sustentáveis no agronegócio do café, Roberto Simões, presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), diz: “O produtor rural já pratica ações sustentáveis no seu cotidiano. Essa agenda estratégica, no entanto, busca convergir as inovações, as tecnologias e as práticas eficientes nas esferas ambiental, gerencial e social”.

Fórum na SIC

Será possível acompanhar o Fórum da Cafeicultura Sustentável direto no pavilhão do Expominas ou conferir as apresentações on-line direto da plataforma digital da SIC. Para o público, uma oportunidade única de atualização. Para os produtores, uma ferramenta que vai um pouco mais além. “É a chance de apresentar seu café para o mundo”, completa Simões. 

O credenciamento para a SIC 2021 já está aberto e o processo é simples e rápido. Na edição deste ano, o cadastro será apenas em formato on-line, ou seja, não haverá registro no pavilhão, e vale tanto para acompanhar os conteúdos pela internet quanto para a visita ao Expominas. Neste caso, é necessário imprimir o comprovante e apresentar na entrada do evento. 

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob, 3Corações Rituais e Ball Corporation, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.

Serviço
Semana Internacional do Café 2021
Quando: 10 a 12 de novembro
Onde: Expominas, em Belo Horizonte (MG), e na plataforma on-line
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint