FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

São Paulo promove Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 26/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Há 13 anos acontece o Concurso de Qualidade do Café no Polo Leste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), gerida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A iniciativa é dos pesquisadores e técnicos da Pasta, que ficam nos municípios de Monte Alegre do Sul, Amparo, Socorro e Serra Negra em parceria com o Sindicato Rural de Amparo.

O concurso foi essencial para alavancar a produção de cafés especiais na região do Circuito das Águas Paulista, promovendo o reconhecimento dos cafeicultores locais e gerando renda e oportunidade de crescimento. Segundo Daniel Gomes, pesquisador da Secretaria e um dos criadores do evento, o concurso foi um divisor de águas na valorização dos cafeicultores e cafés da região.

"Antes do concurso, o café do Circuito das Águas Paulista era praticamente desconhecido e era vendido por baixos valores por saca. Hoje, a região mostrou que tem alto potencial para produzir, e, nos últimos cinco anos, amostras de cafés especiais saíram daqui e ganharam destaque brasileiro em termos de qualidade", afirmou.

Ele contou que com o sucesso do concurso, o Polo Leste Paulista passou a promover cursos de classificação de bebidas e cafés especiais, potencializando o desenvolvimento dos produtores, que deixaram o cultivo destinado a café commodity de baixa qualidade e estão se dedicando ao nicho de cafés especiais, gerando melhoria de renda e fixando o cafeicultor na atividade.

Este ano, foram inscritas 48 amostras da região para participar do concurso, que foram avaliadas por três provadores de café: Sertório Neto, Camila Arcanjo e Anderson Luz. As amostras são divididas nas seguintes categorias: Natural, CD (descascado), Microlote e Nanolote. A prova leva em consideração atributos muito importantes para o café, como aroma, acidez, corpo e doçura.

Os cafés vencedores da etapa regional do Circuito das Águas Paulista ganham direito de participar do concurso estadual, organizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé).

Confira o vídeo sobre o concurso:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint