ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Saiba quem são os finalistas do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 05/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A segunda etapa do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais já conta com a lista de classificados. Segundo a Emater-MG, o Sul de Minas registrou o maior número de participantes, com 785 amostras. Em seguida vieram as regiões das Matas de Minas (713), Cerrado Mineiro (239) e Chapada de Minas (55).

Para a segunda etapa, foram classificados 120 cafés na categoria natural e 120 na categoria cereja descascado, despolpado ou desmucilado.  Todos receberam acima de 84 pontos (num total de 100), seguindo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), que avalia aspectos como fragrância/aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura e outros. A lista dos classificados está disponível aqui.

“O grande destaque deste ano foi a qualidade das amostras enviadas. Mais de 30 cafés analisados alcançaram notas superiores a 90 pontos”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem Araújo, que também é um dos coordenadores do concurso.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Os produtores selecionados para a segunda etapa possuem até o dia 13 de novembro para entregar uma nova amostra do café classificado nas unidades regionais da Emater-MG. A partir do dia 16/11, os cafés passarão por outra análise física e sensorial feita por especialistas da área, no Campus Machado do IF Sul de Minas. Os 24 melhores cafés do estado serão conhecidos em evento a ser realizado no dia 9 de dezembro, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte (MG).

Das quatro regiões produtoras, serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria. Também será anunciado como campeão estadual aquele que receber a maior pontuação entre todos os concorrentes.  O concurso irá destacar o café com maior nota produzido por uma cafeicultora.  Todo o regulamento do concurso está no site da Emater-MG.

As informações são da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint