A 12ª edição do "Sabor da Colheita", evento que marca o início da safra 2017 de café no estado de São Paulo, ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) no cafezal do Instituto Biológico, na Vila Mariana. Em homenagem ao Dia Nacional do Café, a cerimônia de abertura atraiu mais de 200 pessoas de toda a cadeia produtiva da agricultura, além da comunidade e representantes regionais do governo, como o prefeito do bairro, Benedito Mascarenhas.
Foto: Camila Cechinel/Café Editora
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, em um ano onde o Instituto Biológico completa 90 anos de existência, há muito o que se comemorar. "Aqui tem sinal de vida por uma atividade que continua se desenvolvendo, gerando riquezas e oportunidades no meio desse momento de desalento que vivemos", disse ele.
Os pés de café plantados na instituição tiveram início na metade da década de 50, para facilitar o monitoramento de pragas. Num terreno de aproximadamente 10.000 m², o cafeeiro é composto por quase dois mil pés de café arábica, das variedades catuaí e novo mundo, que resultam em uma produção anual de uma tonelada do grão, variando em função da bienalidade da cultura.
Foto: Camila Cechinel/Café Editora
De acordo com o presidente da Câmara Setorial do Café de São Paulo, Eduardo Carvalhaes, o café brasileiro é reconhecido em sua qualidade mundo afora, sendo o país considerado o maior exportador do mundo. "As grandes empresas que compram café de qualidade, como a Starbucks e a Nespresso, já têm o Brasil como seu maior fornecedor", contou.
Quando a colheita foi oficialmente aberta ao público, os participantes puderam retirar, com as próprias mãos, os grãos de café amadurecidos. Fora dos pés, o café é torrado, moído e embalado, chegando a 500 quilos por ano. Toda produção é doada para o Fundo de Solidariedade do Estado, que distribui para as entidades cadastradas.
Foto: Camila Cechinel/Café Editora
A comemoração é organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento Estado de São Paulo, pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro) e pela Câmara Setorial do Café.
