ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Resultados do Projeto Unidades Demonstrativas de Café serão apresentados em 25 de novembro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 18/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro será realizado no próximo dia 25 de novembro, a partir das 10h. Com programação presencial no Centro Excelência do Café em Patrocínio (MG), o evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), pela Federação dos Cafeicultores e pela Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer), apresentará os resultados da colheita da terceira safra do projeto Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café.

A programação contará com dois painéis temáticos, além de um debate com a participação dos produtores Daniel Bruxel (Fazenda São João), Alessandro Brandão (Fazenda Duas Pontes) e Acácio Dianin (Fazenda Castelhana) que contam com Unidades Demonstrativas do projeto instaladas nas propriedades deles. A participação no evento é gratuita e as vagas são limitadas. Para consultar a programação completa e fazer as inscrições clique aqui.

No primeiro painel, o pesquisador da Embrapa Café Omar Cruz Rocha falará sobre "Pesquisa brasileira na cafeicultura: Avanços tecnológicos e principais desafios". O Painel "Resultados de produtividade e qualidade de cultivares para a cafeicultura do Cerrado Mineiro", contará com as palestras "Resultados de pesquisa em cultivares dos campos experimentais da Associação dos Cafeicultores de Carmo do Paranaíba (Assocafé)", ministrada pelo engenheiro agrônomo do Educampo Café, Marcos Silveira, e "Resultados de produtividade e qualidade das Unidades Demonstrativas de Cultivares de Café para o Cerrado Mineiro", com Gladyston Rodrigues Carvalho, pesquisador da Epamig e Giovani Belutti Voltolini, doutorando em fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras.

Publicação

Logo na abertura do evento acontecerá o lançamento do livro "Cafeicultura do Cerrado Mineiro". A publicação que reúne informações sobre técnicas, manejo e inovações desenvolvidas para a região, foi organizada pelos pesquisadores Gladyston Carvalho (Epamig), André Dominghetti (Embrapa), Vinícius Teixeira Andrade, César Elias Botelho (Epamig) e João Paulo Felicori Carvalho (Unicerp).

Composta por 17 capítulos, a obra aborda o histórico do cultivo, passando por todas as etapas do processo produtivo, e traz informações fundamentais para a gestão eficiente de propriedades cafeeiras. Participam autores conceituados, de diferentes instituições e empresas de Minas Gerais e do Brasil.

A publicação pode ser adquirida na Livraria EPAMIG  pelo valor de R$69 + custos de frete. Mais informações (31) 3489-5002 - e-mail: livraria@epamig.br.

O projeto

O trabalho, iniciado em 2016, conta experimentos implantados no de 2016 em 25 propriedades comerciais, de 12 municípios do Cerrado Mineiro, além de uma unidade no Campo Experimental da Epamig em Patrocínio. O objetivo é avaliar o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Empresa e oferecer ao cafeicultor a recomendação de cultivares que apresentem produtividade aliada a outra característica de interesse: qualidade, resistência, adaptação à colheita mecanizada, dentre outras.

A ideia é que ao final do projeto seja disponibilizado um software, contemplando as diferentes condições de clima, solo e disponibilidade hídrica das macrorregiões do Cerrado Mineiro, como forma de orientar os produtores no momento do plantio ou da renovação da lavoura.

O 6º Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura do Cerrado Mineiro tem apoio das cooperativas e associações do sistema Região do Cerrado Mineiro, Sebrae-MG, Emater-MG e Embrapa Café, e patrocínio das empresas Bayer e Netafim.

As informações são da Ascom Epamig e da Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures