FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor: inscreva sua amostra no Coffee of The Year 2020

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 24/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Nesta terça-feira (25/08) serão abertas as inscrições para o Coffee of The Year Brasil 2020 (COY), concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, com incentivo ao desenvolvimento e ao aprimoramento da produção nacional e à divulgação de novas origens do café.

O COY 2020 faz parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e a premiação é realizada no último dia do evento, que para este ano traz algumas novidades. A primeira delas será duas novas categorias, que receberão menção honrosa, para cafés que passaram por fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora.

“Este ano consideramos de extrema importância dar oportunidade para os cafés fermentados pois estamos acompanhando o trabalho dos produtores e produtoras no pós-colheita com grande atenção a esse tipo de processamento. Acredito que essa iniciativa seja pioneira, assim como fizemos com a categoria canéfora, em 2016, e que vai incentivar muitos cafeicultores a participar”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras da SIC.

A segunda novidade é que como a SIC será 100% digital, por conta do cenário atual da pandemia de Covid-19 (coronavírus), a premiação acontecerá no último dia da SIC (20/11), ao vivo e on-line em plataforma exclusiva. 

A terceira novidade é que, após avaliação dos provadores Q-Graders e R-Graders, a última prova será de consumidores em cafeterias convidadas pela SIC. Serão selecionados para a final 10 cafés arábica; 10 canéforas; 3 fermentação arábica e 3 fermentação canéfora. 

Atenção para as regras:

Produtores de café arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora, devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 150. Importante: você receberá seu comprovantes por e-mail após a sua inscrição!

Na sequência será necessário preencher uma ficha da amostra on-line, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café. 

Neste ano as provas de café serão realizadas pelo IFSULDEMINAS, com a coordenação do Professor Leandro Paiva e núcleos de provas em todo o Brasil, que receberão as amostras codificadas. A mudança ocorre por conta da pandemia de Covid-19 e os protocolos de distanciamento. A empresa Cropster - ferramenta de gestão de provas, de torrefações e de cafeterias  - é apoiadora do Coffee of The Year Brasil.

Os cafés:

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos: 

- via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural); 

- via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos); 

- fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos - na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados - são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.

Para mais informações, clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint