FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores da Epamig apresentam tecnologias para cafeicultura em evento online

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 22/06/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é a responsável pela programação técnica da Feira Digital Coccamig Café com TV, que acontece até o dia 26 de junho. Durante esse período, 10 palestras sobre temas ligados à cafeicultura, ministradas por pesquisadores da Empresa e convidados, estarão disponíveis para os participantes do evento que será totalmente online.

Promovida pela TV Alterosa, em parceria com a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), a Feira Digital vai permitir que expositores apresentem produtos de maneira online. Os interessados pelo produto ou serviço serão atendidos por meio de ferramentas digitais e webchats

Os temas escolhidos contemplam diferentes estágios do ciclo produtivo. O pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho, apresentará o tema “Cultivares de Café para uma Cafeicultura ainda mais sustentável”, destacando as opções desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Empresa em parceria com instituições como a Embrapa Café e as universidades federais de Lavras e Viçosa. Já a pesquisadora Vânia Silva abordará aspectos do desenvolvimento da planta na palestra “Fisiologia da produção do cafeeiro”.

As pesquisadoras Margarete Volpato e Helena Alves apresentarão o “Uso de geotecnologias no planejamento do setor cafeeiro”. “Vamos definir o que são geotecnologias por meio de conceitos básicos como banco de dados geográficos, GPS e sensores remotos. Explicaremos como mapas temáticos são produzidos utilizando-se as geotecnologias e como podem auxiliar para o planejamento da cafeicultura. Finalmente apresentaremos alguns resultados para o monitoramento da dinâmica espacial da cafeicultura e caracterização de regiões cafeeiras para a Indicação geográfica”, adianta Margarete. 

O combate às pragas e doenças será o foco das apresentações dos pesquisadores Madelaine Venzon, com o tema “Controle Biológico de Pragas na Cafeicultura”; Rogério Silva, com “Manejo integrado de Pragas na Cafeicultura”; e Sônia Salgado, com “Nematoides na Cafeicultura: como conviver com o problema na propriedade”. A nutrição das plantas será o tema abordado por Thiago Henrique Pereira Reis e Paulo Gontijo na palestra “Corretivos e fertilizantes na cafeicultura em tempos de dólar alto”.

Os demais temas abordados serão “Poda”, com André Dominghetti (pesquisador Epamig/ Embrapa Café); “Manejo de doenças pós-colheita”, com Sara Chalfoun; e “Mapeamento da qualidade em propriedades cafeeiras”, com o engenheiro agrônomo Denis Nadaleti.

Acompanhe o evento por aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint