ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palestra da Emater-MG destaca importância do marketing na comercialização do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 03/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Cafeicultores do Sul de Minas terão, nesta semana, a oportunidade de aprender e debater sobre a importância do marketing na cafeicultura. Na próxima quarta-feira (5), o tema será abordado numa palestra da Emater-MG durante a etapa do Circuito Mineiro da Cafeicultura, em Nepomuceno.

O engenheiro agrônomo da Emater-MG, Pedro Henrique Assis Sousa, afirma que o cafeicultor brasileiro é um exemplo mundial quando se trata do manejo da planta. Mesmo quando enfrenta condições adversas como geada, chuvas de granizo ou estiagens, a produção do país se destaca no mercado global. Porém, ainda é preciso avançar na exploração do marketing do produto, no momento da comercialização. “Apesar da excelência do nosso manejo, a gente acaba pecando na hora de vender o café. Uma prova disso é que nossos vizinhos da América do Sul, muitas vezes, vendem o café com um preço superior ao nosso, nas principais bolsas de mercado”, explica o técnico.

Durante a palestra, ele irá mostrar como explorar o marketing na cafeicultura e a importância de analisar as potencialidades e as preferências dos consumidores para gerar maior renda na atividade. Pedro Henrique cita, como exemplo, o destaque que deve ser dado às características da produção numa propriedade. “O produtor deve descrever o terroir da propriedade, a altitude da lavoura, se é produzido pela agricultura familiar, o preparo da colheita, os processos que envolvem a certificação, os descritores encontrados na bebida, dentre outros. São informações que devem ser colocadas na embalagem, a fim de atrair os consumidores”, diz.

O engenheiro agrônomo lembra que o selo do programa Certifica Minas Café é um atrativo no mercado consumidor: “O produtor pode vender seu café como sendo um produto certificado, que respeita as boas práticas de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e manejo do solo e da água”.

O Certifica Minas Café é um programa de certificação de propriedades cafeeiras desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Emater-MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas, reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação. Atualmente, são cerca de 700 propriedades mineiras certificadas.

Circuito Mineiro da Cafeicultura

A etapa de Nepomuceno do Circuito Mineiro da Cafeicultura será no Celebrare Event Center, no centro da cidade. As inscrições gratuitas devem ser feitas no local, a partir das 8h. Além da palestra sobre marketing, também serão abordados os seguintes temas: novas tecnologias para a cafeicultura, construção da fertilidade no perfil do solo e sustentabilidade.

O circuito é uma série de eventos técnicos promovidos em dezenas de municípios, em todas as regiões produtoras de café de Minas Gerais, até novembro. A realização é da Emater-MG, com apoio das prefeituras, câmaras municipais, sindicatos e cooperativas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures