ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Museu do Café discute atuação da mulher no setor cafeeiro em evento virtual

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 24/09/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com o intuito de destacar o papel da mulher na história do grão, o Museu do Café inaugurou, no mês de julho deste ano, a exposição temporária “O Feminino no Café, 1870-1930”. Para completar a visão histórica proporcionada pela mostra, o Museu promoverá o webinário “O Feminino no Café Hoje”, nos dias 29 e 30 de setembro, das 15h às 18h, pelo YouTube da instituição. O evento tem o apoio da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) e da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Reunindo profissionais renomadas de diversas áreas da cadeia operatória do café, o encontro virtual apresentará os desafios e experiências das mulheres na contemporaneidade. As mesas redondas terão como foco as ações pioneiras que incentivam a participação feminina no setor, além de abordar as redes de fortalecimento para essa atuação e as perspectivas futuras para ampliar o protagonismo dentro do segmento.

Dando início a programação na quarta-feira (29), a abertura da atração será apresentada pela jornalista Lilian Munhoz, às 15h. Na ocasião, falarão a diretora executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida; a presidente da IWCA Brasil, Miriam Aguia; e a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira. Após esse momento, o webinário segue para as mesas de debate:

29 de setembro, das 16h40 às 18h
Pioneirismo feminino

A primeira conversa abordará os avanços proporcionados por mulheres dentro do setor cafeeiro, destacando algumas trajetórias, conquistas e melhoramentos que afetaram toda a cadeia do grão.

Mediação: Marcela Rezek, coordenadora técnica do Museu do Café

Palestrantes: Josiane Cotrim, jornalista, mestre em Comunicação Política pela Dublin City University, da Irlanda, fundadora da IWCA Brasil e membra brasileira da Coalizão do Café pela Equidade Racial (CCRE); Phyllis Johnson, que possui um bacharelado em Microbiologia pela Universidade de Arkansas e mestrado em Administração Pública pela Escola Harvard Kennedy (ambas nos Estados Unidos), além de ser a cofundadora da CCRE e presidente da BD Imports, uma empresa social premiada e focada no fornecimento responsável de cafés especiais para a indústria de hospitalidade; e Neide Peixoto, produtora de café, sócia de seu marido e cunhados em um empreendimento de agricultura familiar, desde 2008 seu produto ganha prêmios de maneira ininterrupta e, recentemente, passou a exportar para os EUA por meio da BD Imports.

30 de setembro, das 15h às 16h20
Criação e fortalecimento de redes

A intenção é discutir a construção e o trabalho desenvolvido dentro de redes para o fortalecimento do papel feminino em diferentes áreas.

Mediação: Dandara Renault, diretora de inclusão, diversidade e eventos da IWCA Brasil

Palestrantes: Gisele Coutinho, graduada em jornalismo, com mais de 10 anos de atuação no segmento político, fundadora da Pura Caffeina, pequena empreendedora, barista e educadora; Amanda Albuquerque, barista campeã brasileira de latte art no campeonato com deleite Naveia, também ministra workshops e cria conteúdo sobre café para as redes sociais; Simone Carneiro, possui bacharelado em Zootecnista pela Escola de Ciências Agrárias de Lavras, conselheira da IWCA Brasil e presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira (AMECAFÉ).

30 de setembro, das 16h30 às 18h
Novos desafios e perspectivas de futuro na pesquisa e políticas públicas

O foco é a reflexão sobre as questões futuras, como a estruturação e incentivo da atuação feminina, partindo de censos e estudos que mapearam a atuação de mulheres no setor.

Mediação: Danielle Baliza, graduada em agronomia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Fitotecnia/Cafeicultura, pela Universidade Federal de Lavras. É diretora de pesquisa da IWCA BRASIL e editora e autora do livro "Mulheres dos Cafés no Brasil”

Palestrantes: Helena Maria Ramos Alves, graduada em agronomia, com mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras, e doutorado em Soil Science and Land Evaluation, pela Universidade de Reading, do Reino Unido, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na unidade descentralizada Embrapa Café; Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, também é agrônoma, atuando como superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo; Raquel Santos Soares de Menezes, administradora formada pela Universidade de São Paulo, sendo doutora na área pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações: museudocafe.org.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures