ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Coffee Origins: Sebrae promove painéis e encontros durante Semana Internacional do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 15/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A origem controlada – termo que identifica um sistema de gestão, regulamentação, organização, controle, proteção e promoção das marcas território de regiões produtoras de café – é assunto do Minas Coffee Origins, promovido pelo Sebrae Minas, no dia 16 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). O encontro vai reunir especialistas e produtores rurais para discutirem sobre perspectivas de mercado, tendências de comportamento e consumo, e a valorização das origens controladas, que contam com uma estratégia de marca para o território demarcado.

Com o tema “Minas Coffee Origins – O movimento das origens controladas, novas oportunidades de mercado e o impacto coletivo na cafeicultura”, o evento acontece no primeiro dia da SIC, a partir das 17h. O encontro faz parte das ações do Sebrae Minas, que aposta em um jeito diferente de olhar o futuro da cafeicultura, já que a origem controlada se torna uma oportunidade e um movimento poderoso de inovação, geração de valor compartilhado e sustentabilidade real para as regiões produtoras.

“Vamos debater conceitos, ressaltando a importância do entendimento das tendências que guiarão os negócios relacionados ao café nos próximos anos, a exemplo da transparência em torno das relações ao longo da cadeia produtiva, da sustentabilidade nos processos de produção, industrialização e comercialização do café e do impacto verificável da cafeicultura. Os produtores, os consumidores, a sociedade como um todo se beneficia destes ganhos e conquistas”, afirma a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins.

Em Minas Gerais, maior estado produtor de café do país, atualmente há cinco regiões estruturadas com origens controladas: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas e Campo das Vertentes. As regiões da Chapada de Minas e Vulcânica conquistaram o registro da Marca Coletiva.

Para receber a certificação de origem controlada a região deve apresentar: demarcação da área, governança atuante, proteção, produção controlada, alta qualidade, rastreabilidade e impacto coletivo. “Entre as vantagens está a valorização do consumidor ao enxergar que existe uma sustentabilidade real em torno do produto, que remunera melhor os produtores de café, com novos mecanismos de precificação e proteção do meio ambiente”, explica Priscilla Lins.

Na programação

Além do Minas Coffee Origins, o Sebrae Minas vai realizar no dia 17 de novembro, às 10h, o painel “10 anos das Origens Produtoras de Café no Brasil”, que apresenta a evolução e ganhos das regiões produtoras de café certificadas no país. Logo em seguida, às 13h, acontece o painel “Novas origens produtoras de café de Minas Gerais – Novas Oportunidades”, que discute sobre os desafios e possibilidades para os cafés Vulcânicos, do Sudoeste de Minas e da Canastra.

Serviço
Semana Internacional do Café 2022
Quando: 16 a 18 de novembro
Onde: Expominas, Belo Horizonte (MG)
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures