ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições para Prêmio Café de Qualidade Paraná 2023 estão abertas até 2 de outubro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 27/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Cafeicultores interessados em participar do Prêmio Café Qualidade Paraná 2023 têm até o dia 2 de outubro para se inscrever em qualquer unidade municipal do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater). 

Podem participar proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. É possível concorrer com cafés que passaram por processamento natural - ou via seca, em que os grãos são secos inteiros - ou cereja descascado, também chamado de via úmida, método em que a polpa do fruto é retirada antes da secagem.

Em ambas as categorias, o produtor deve atentar para o tamanho do lote, que pode ter de uma a cinco sacas (60 kg) beneficiadas. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, menos de 11,5% de umidade e apresentar, no máximo, 12 defeitos.

Os lotes inscritos passam inicialmente por uma avaliação física para detectar defeitos no produto - como grãos quebrados ou avariados por insetos - com base na Classificação Oficial Brasileira (COB). Na segunda avaliação, que é a prova de xícara realizada com a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida.

Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da bolsa de valores brasileira (B3) no dia anterior à data do encerramento do concurso, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Os vencedores serão divulgados na solenidade de encerramento do certame, prevista para o dia 30 de novembro, em Mandaguari. O regulamento pode ser acessado no site.

O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Prefeitura de Mandaguari, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

O certame é uma realização da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

Serviço
21° Concurso Café Qualidade Paraná
Inscrições: até 2 de outubro, nos escritórios municipais do IDR-Paraná
Mais informações: www.cafequalidadeparana.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures