ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições para Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de MG vão até 8 de setembro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 03/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Termina no dia 8 de setembro o prazo das inscrições para a 17ª edição do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés, promovido pelo governo do estado de Minas Gerais. O evento irá escolher campeões de café arábica nas categorias natural e cereja descascado por regiões e também o melhor do estado.

Serão selecionados os primeiros colocados de cada categoria. Também os três melhores cafés de cada região produtora: Matas de Minas, Sul de Minas, Chapada de Minas e Cerrado de Minas.

“Há classificação para os três primeiros colocados. Os prêmios são troféus e certificados. Porém, como ocorreu nos últimos anos, existe a possibilidade de comercialização dos cafés”, ressaltou o coordenador estadual de cafeicultura da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Bernardino Cangussú.

Como participar

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios locais da Emater-MG. Todo o processo é gratuito. Os produtores podem competir com amostras de café arábica, do tipo 2 para melhor, colhidas no ano. As categorias de avaliação são café natural e café cereja descascado, despolpado ou desmucilado.

A organização do concurso espera receber mais de mil amostras. “Este concurso é diferenciado, pois a inscrição das amostras é precedida de um trabalho de assistência técnica e extensão rural muito forte. Por isso, mesmo com a pandemia, deveremos manter um alto padrão na qualidade dos cafés”, afirma Bernardino.

Avaliação

Os grãos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente da categoria, será considerado campeão estadual. O coordenador lembra que, em todas as etapas, desde a entrega de amostras até as provas, seguirão as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção à Covid-19.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Para obter mais informações, clique aqui.

As informações são do G1 Sul de Minas (Por Jonatam Marinho).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures