ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições abertas para o concurso Coffee of The Year 2021

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 11/08/2021

2 MIN DE LEITURA

1
0

Estão abertas oficialmente as inscrições para o Coffee of The Year 2021, concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, com incentivo ao desenvolvimento e ao aprimoramento da produção nacional e à divulgação de novas origens do café.

Assim como no ano passado, a edição também contará com quatro categorias: as tradicionais (arábica e canéfora) e as menções honrosas para fermentação induzida arábica e para fermentação induzida canéfora.

A novidade de 2021 é que, com o anúncio divulgado na última segunda-feira (9) pela Semana Internacional do Café, de que o evento acontecerá de forma presencial e digital entre os dias 10 e 12 de novembro, em Belo Horizonte (MG), os participantes da feira terão a oportunidade de votar em seu café favorito dentre as amostras finalistas (10 arábicas, 10 canéforas, 3 fermentação arábica e 3 fermentação canéfora).

"Em 2021 temos um novo desafio que é retomar a etapa do público provando os cafés no Expominas, em Belo Horizonte. Acreditamos que essa troca entre os visitantes da SIC e também essa referência de sabores da safra é extremamente importante como aprendizado para os produtores", comenta Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das realizadoras do evento.

Como participar?

As inscrições para o Coffee of The Year 2021 ficarão abertas até o dia 1º de outubro. Para participar, é necessário se registrar no Sympla e pagar uma taxa de R$ 150. O comprovante será encaminhado para o e-mail inscrito. Na sequência, deve-se preencher uma ficha on-line da amostra, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café.

As torras e provas das amostras serão realizadas pelo IFSULDEMINAS, sob a coordenação do Professor Leandro Paiva. A Cropster, ferramenta de gestão de provas, é apoiadora do concurso. Diferentemente de 2020, não haverá núcleos parceiros de degustação espalhados pelo País.

Os cafés inscritos

Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos: 

via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural); 
via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos); 
- fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.

Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br/coffee-of-the-year

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS PENIDO

ITAÚNA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/08/2021

MICRO PRODUTOR DE CAFÉ ARÁBICA ORGÂNICO.
ESTAREI LÁ E PORQUE CONSIDERO EXTREMAMENTE RELEVANTE O EVENTO NESTE ANO DE DIFICULDADES PARA OS CAFEICULTORES.
LEVAREI AMOSTRAS DOS MEUS CAFÉS TRADICIONAIS, MATURADO E FERMENTADO PARA PROVA.
CaféPoint AgriPoint