ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições abertas para curso on-line e gratuito de capacitação em cooperativismo para agricultores

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/03/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), disponibilizaram a pré-inscrição para os cursos on-line e gratuitos de capacitação em associativismo e cooperativismo.

A pré-inscrição pode ser feita a qualquer momento, pois, a cada mês, serão abertas novas turmas com 100 vagas por curso. Os inscritos que não conseguirem uma vaga imediata ficarão no cadastro reserva e poderão ser chamados para compor as turmas seguintes. As informações sobre o período de realização das atividades estão disponíveis no site do Projeto Cooperativismo SAF/UFV. Para isso, basta acessar este link e clicar em “Agenda”.

São quatro módulos: Gestão de Empreendimentos Coletivos e Mercados; Governança Participativa, Redes de Sociabilidade e Meio Ambiente; Contabilidade e Finanças; e Políticas Públicas e Agricultura Familiar: Características e Mecanismos de Acesso. A carga horária total de cada curso é de 20 horas, com duração de quatro semanas.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Mapa, Fernando Schwanke, ressalta que a iniciativa é estratégica e visa impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no País. “O cooperativismo e o associativismo são importantes ferramentas para promover a inserção de pequenos produtores nos mercados, ampliando, assim, a sua renda. Os cursos dialogam com essa ideia, pois chegam justamente para fortalecer o sistema associativista e cooperativista da agricultura familiar ao proporcionar para os produtores familiares conhecimentos em gestão de empreendimentos coletivos e acesso a políticas públicas”, ressalta.

Conteúdo

No primeiro módulo, Gestão de Empreendimentos Coletivos e Mercados, é apresentado aos participantes o conceito de ação coletiva, suas formas de organização e instrumentos de gestão, com ênfase no associativismo e no cooperativismo. Além disso, são analisadas e discutidas questões relacionadas aos mercados agroindustriais e mecanismos de comercialização.

Com o tema Governança Participativa, Redes de Sociabilidade e Meio Ambiente, o segundo módulo aborda a intercooperação e a diversidade do processo participativo, envolvendo diferentes atores sociais em empreendimentos coletivos, diante de cenários socioeconômicos, políticos e ambientais em transformação.

Os conceitos e técnicas de gestão financeira e suas aplicações são conteúdos apresentados durante as aulas do terceiro módulo, Contabilidade e Finanças, voltado para a contabilidade no contexto do gerenciamento de cooperativas e associações.

O quarto módulo, Políticas Públicas e Agricultura Familiar: Características e Mecanismos de Acesso, tem o objetivo de apresentar informações detalhadas dos principais programas de acesso a crédito e a mercados para a agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Parceria

Os cursos ocorrem no âmbito do Projeto Cooperativismo SAF/UFV, resultado de parceria entre o Ministério da Agricultura e a Universidade Federal de Viçosa, apresentando aos participantes conteúdos sobre gestão de empreendimentos coletivos e acesso a políticas públicas. Outro objetivo da iniciativa é contribuir para a ampliação da renda do agricultor familiar a partir de maiores índices de produção e de produtividade.

O professor da UFV Brício Reis conta que o projeto foi iniciado para oferecer cursos presenciais sobre importantes temas vinculados à agricultura familiar, mas precisou ser readequado: “a partir da interrupção das atividades presenciais de formação, no início da pandemia, a equipe de professores e pesquisadores da UFV trabalhou na adaptação do método de ensino. Todo o processo didático foi modificado, de forma a permitir a utilização do modelo de educação à distância”.

O projeto é coordenado pelo Departamento de Cooperativismo e Acesso aos Mercados da SAF. A iniciativa faz parte da estratégia de implementação do Eixo de Formação Técnica, do Programa Brasil Mais Cooperativo, lançado pelo Mapa, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em julho de 2019.

Para se inscrever clique aqui

As informações são da Imprensa Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures