ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições abertas para 2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 15/02/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Região Vulcânica abre inscrições para cafeicultoras e mulheres interessadas em participar do 2º Encontro das Mulheres do Café da Região Vulcânica, que será realizado no dia 8 de março, na Fazenda Santa Maria, em Águas da Prata (SP).

O evento é uma correalização da Prefeitura Municipal de Águas da Prata, Sebrae, Faesp/Senar, Sindicato Rural de São João da Boa Vista, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Sudoeste de Minas, Emater-MG, Fazenda Santa Maria e Região Vulcânica.

A expectativa é de que o encontro reúna 200 mulheres cafeicultoras da região para apresentar conteúdo técnico, experiências de sucesso e oportunidades de network entre as mulheres da Região Vulcânica, de outras regiões e convidadas. Conteúdos como palestras, workshops, dinâmicas e painéis serão destaque no evento, conforme programação abaixo.

Programação - 8 de março

8h – Café de Boas-vindas

8h30 – Abertura Oficial com a Prefeita Municipal de Águas da Prata - Regina Helena Janizelo Moraes, Representantes do Sebrae e o Presidente da Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica – Marco Antonio Lobo Sanches.

9h – Palestra "Quando o Coletivo Impulsiona Vidas" - Profª Danielle Baliza - IF SUDOESTE DE MINAS

9h45 – Palestra Sebrae Delas - Carmen Souza - Sebrae Nacional 

10h15 – Palestra "Mulheres e Coletivos no Mercado de Cafés Especiais" - Giuliana Bastos - Jornalista

10h45 – Painel "Mulheres da Região Vulcânica" (Daniela Abreu, Tuca Dias, Ilma Franco, Edna e Daniela Bertolin - Café Bêbado). Mediadora Julia Viana

11h45 – Almoço

13h – Workshops de Métodos de Preparo de Café – Mariana Nakagawa
- Workshops de Drinks a base de café – Elisangela Paiva
- Workshops de Barista – Silvana Melo
- Workshops de Fermentação de Café – Bourbon Specilaty Coffees

14h – Palestra

14h30 – Palestra "Mulheres e a Força do Cooperativismo" 

15h – Painel "Mulheres da Região Vulcânica" (Mantissa, Agripoços, Assofé, Vale da Grama, ASSPROCAFÉ). Mediadora Vânia Marques

16h – Palestra "Semeadoras do Agro" - Juliana Farah - FAESP/SENAR SP

16h30 – Painel "Mulheres de Água da Prata" (Gizela Junqueira, Márcia Sindicato, Eliana). Mediadora Roberta Bazilli

17h15 – Encerramento

Todo o evento será conduzido por Natália Camoleze, jornalista com atuação na Café Editora.

Como participar?

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link. As vagas são limitadas! Dúvidas pelo e-mail contato@regiaovulcanica.org.br ou pelo telefone (35) 99819-6519.

Sobre a Região Vulcânica

A região é composta pelos municípios de Águas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama. Atualmente conta com aproximadamente 800 produtores associados, além de exportadoras, torrefações e cafeterias.

Águas da Prata

Localizada a 238 km da capital paulista, Águas da Prata está na encosta da caldeira vulcânica e é um município que se destaca pela beleza natural e qualidade de suas águas, sendo radioativas, alcalinas e bicarbonatadas. A cidade possui 10 fontes: Fonte do Padre, Fonte da Pedra do Boi, Fonte da Juventude, Fonte Vitória, Fonte Vilela, Fonte Platina, Fonte do Paiol, Fontanário Prata, Fonte Nova e Fonte da Garganta, todas com propriedades medicinais.

Além das tradicionais águas, o município se destaca também pela produção de cafés especiais, sendo a Fazenda Santa Maria uma das referências do município. 

A Fazenda Santa Maria

Está localizada em Águas da Prata (SP), próximo à divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. A matriarca da família, Clineida Junqueira, vive na fazenda desde os 2 anos de idade e acompanhou toda a história da produção cafeeira por lá, que tem mais de 70 anos, e hoje conduz e acompanha de perto o cultivo de café na fazenda. 

Sua filha, Gisela Junqueira, em parceria com Angela Bonfante, se uniram para reformar a antiga tulha de café (onde montaram uma cafeteria) e construir, ali ao lado, um orquidário (na verdade um Vandário, pois o foco é em um tipo de orquídea chamado Vanda). O “Vandário Santa Maria” é lindo, encantador – tanto a paisagem, como a construção e cada detalhe mantido do original. No local são vendidas as flores, além dos cafés produzidos na fazenda e outros produtos locais / regionais de muita qualidade (queijo, doces, mel, bebidas etc).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures