ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto do clima na produção de café é destaque no 5º Fórum Café e Clima da Cooxupé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 25/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

As mudanças climáticas impactam diretamente as lavouras. Por isso, é essencial que o cafeicultor fique atento sobre as previsões do clima. Na próxima primavera, por exemplo, há uma tendência de formação de um El Niño. O fenômeno climático pode elevar as temperaturas durante a próxima estação, o que pode causar interferências na lavoura cafeeira.

O assunto será explorado no 5º Fórum Café e Clima da Cooxupé, que será realizado nesta quinta-feira (27), das 14h às 17h, no auditório da matriz da cooperativa, em Guaxupé (MG). O evento também será transmitido ao vivo, on-line, pelo Hub do Café e pelo canal da cooperativa no YouTube

Confira a programação:

14h Abertura com Diretoria Executiva da Cooxupé
14h15 Palestra “As condições meteorológicas e suas consequências nas regiões em que a cooperativa atua”, com Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé
15h Palestra “As previsões de clima para os próximos meses nas diversas regiões cafeeiras do Brasil”, com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima
15h45 Palestra “Como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril 2023 afetaram a safra atual de café”, com José Donizete Alves, professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla)
16h30 Debate
17h Encerramento

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da empresa Rural Clima, será um dos palestrantes e abordará as previsões do clima para os próximos meses nas diversas regiões cafeeiras do Brasil.

A também agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, aponta que algumas questões climáticas vão interferir na safra cafeeira. De acordo com os profissionais, julho também será um mês mais seco, o que favorece o avanço da colheita de café, principalmente em áreas do Sudeste e da Bahia.

Já no Paraná, a tendência é de que ocorram chuvas mais frequentes, provocando algumas paralisações dos trabalhos de campo. Além disso, os agrometeorologistas alertam que as chuvas do inverno e as temperaturas mais elevadas na primavera podem prejudicar a produção do café nos próximos dias em regiões como Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e média mogiana paulista. Já as chuvas regulares ao longo da primavera e do verão são um ponto positivo nessas áreas.

Durante os próximos meses, para concluir bem a atual colheita de café, Marco Antonio e Ludmila avisam que produtores de café devem ficar atentos às previsões de curto prazo e com os cafés expostos à céu aberto. “E, com uma condição de maior umidade e temperaturas elevadas, fiquem atentos a doenças. É necessário atenção aos tratamentos fitossanitários”, concluem. 

Serviço
5º Fórum Café e Clima da Cooxupé
Quando: 27 de julho
Horário: das 14h às 17h
Evento também será transmitido pelo portal Hub do Café e pela página da cooperativa no YouTube

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures