A mostra, que está aberta ao público a partir desta semana, apresenta a importância decisiva do país europeu na chegada do café ao Brasil, a influência francesa na consolidação das cafeterias como espaços de socialização e as parcerias comerciais e científicas entre os dois países. Por meio de postais e imagens da época, está registrado um modelo de estabelecimento que se espalharia pelo mundo como ponto de encontro para discussões políticas e culturais, ou mesmo para momentos de descontração e prazer. No Brasil, as cafeterias chegaram ao final do século XIX e início do XX - fortemente influenciadas pelo modelo francês - como é possível perceber em painel dedicado ao Café do Rio, tradicional reduto dos jornalistas cariocas.
O acervo contempla ainda a participação brasileira nas Exposições Universais. As feiras, sediadas nas cidades de Paris (1855, 1867, 1878 e 1889) e Beauvais (1885), tinham como objetivo oferecer um panorama das riquezas das nações participantes. O Brasil, além das madeiras da Amazônia e do Pará e dos diamantes de Minas Gerais, exibia o café como principal produto agrícola nacional. Esses eventos foram fundamentais para a expansão da exportação do café brasileiro para solo francês. Atualmente, a França é a oitava maior importadora do café produzido no Brasil.
Ainda como parte do evento, será realizada a abertura da mostra "Noventa anos da Sociedade Rural Brasileira". Entre quadros de artistas como Antonio Ferrigno, Rosalbino Santoro e Oscar Pereira da Silva - que fazem parte do acervo da instituição -, bustos e documentos, está registrada a história da entidade fundada em 1919 pelos barões do café e que funciona como agente negociador político do agronegócio, disseminador de conhecimento e gerador de oportunidades e negócios para a cadeia produtiva rural. A entidade mantém 21 departamentos setoriais ativos, que contemplam as principais atividades rurais.
A verba para a implantação do novo ambiente foi conseguida por meio do "Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais", da Caixa Econômica Federal, que disponibilizou R$ 106 mil para a execução do projeto. O prazo estipulado para a implantação do novo Centro de Informação e Documentação é de 18 meses, contados a partir da assinatura do contrato entre as duas instituições, realizada em junho deste ano. No entanto, o objetivo é que a sala já comece a funcionar, por meio de agendamento, no início de 2010. O atendimento por telefone ou e-mail continuará normalmente.
O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura e fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h. Aos domingos, funciona das 10h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.
Serviço:
O intercâmbio entre as culturas França e Brasil, cafés, feiras e ciência
Data: A partir de 23 de outubro (sexta-feira)
Hora: 9 às 17 horas
Local: Museu do Café - Rua XV de Novembro, 95 - Centro Histórico - Santos / SP