ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocafé terá quadro especial voltado para mulheres do segmento cafeeiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 15/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

De 18 a 21 de maio acontece, de maneira virtual, a 24ª edição da Expocafé. Dentre as novidades está a Expocafé Mulheres, um quadro especial que abordará o tema “Rumo à equidade no mercado de café” e reunirá profissionais consideradas lideranças no segmento.

Os debates serão realizados entre os dias 19 e 21 de maio, sempre às 15h. A abertura será feita pela presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Nilda Soares. “A cafeicultura, com certeza, ganha muito com o trabalho da mulher. A mulher, principalmente na agricultura familiar, é uma grande agregadora de valor aos produtos, é aquela que zela para que o café seja um café especial, diferenciado. Muito nos orgulha ver que pela resiliência, pela persistência e pela educação, a mulher tem buscado seu espaço e realizado seu trabalho em prol da equidade e harmonia em todas as áreas”, destaca.     

A consultora da ONU Mulheres, Helga Andrade, falará sobre o “Programa Ganha-Ganha: igualdade de gênero e bons negócios” em um painel mediado pela pesquisadora da Epamig, Margarete Volpato. “Por influência dos amigos e um empurrãozinho do destino, acabei competindo em um campeonato de baristas em Belo Horizonte, em 2009, quando mal se falava em café especial no Brasil. Desde então, vivo entre o entusiasmo cotidiano de degustar um novo café, uma nova torra, um novo método de preparo, e o impulso incontrolável de fazer do café uma desculpa para promover transformação”, conta Helga.

No segundo dia de programação, a produtora de cafés especiais orgânicos e presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Capítulo Brasil (IWCA Brasil), Miriam Monteiro de Aguiar, apresentará o tema “Criando oportunidades para as mulheres do café no Brasil”. A mediação será da pesquisadora da Embrapa Café, Helena Maria Ramos Alves.

Maysa Aparecida Pereira dos Reis vem de uma família que produz café há várias gerações. A atuação com comércio e investimentos internacionais fez com que ela desenvolvesse uma ferramenta que proporcionasse aos produtores maior autonomia no momento de negociar o café. Assim surgiu LianWen, que, em novembro de 2019, lançou o aplicativo Grãos em Mãos. “A ideia por detrás do app é a de dar maior visibilidade aos produtores e seus produtos e facilitar a compra para seus devidos comerciantes”, revela Maysa, que é CEO da marca.

Essa experiência será relatada no painel de encerramento da Expocafé Mulheres, no dia 21 de maio. A mediação será de Sérgio Parreiras Pereira, da Rede Social da Café. O pesquisador do Centro de Café 'Alcides Carvalho', do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), foi um dos primeiros incentivadores da IWCA Brasil e da Coalização para Equidade Racial no Café (CCRE).

A participação na Expocafé Mulheres se dará por meio inscrições prévias. Os canais para inscrição, bem como a programação completa da Expocafé 2021, serão divulgados em breve.

A Expocafé foi realizada pela primeira vez em 1998, pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Desde 2010, é organizada pela Epamig e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, Cocatrel, Ufla, Emater-MG e Consórcio de Pesquisa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures