ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocafé 2022 apresenta novo espaço para degustação de diferentes cafés

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 10/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A programação presencial da Expocafé 2022, que acontece entre os dias 25 e 27 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas (MG), trará novidades para visitantes e produtores. Uma delas, o Espaço Aromas e Sabores, dará ao público a oportunidade de conhecer diferentes métodos de produção e de preparo de cafés, além de degustar a bebida.

Neste pavilhão, oito cafeicultores de diferentes municípios mineiros vão apresentar cafés obtidos por processos de pós-colheita distintos e preparados de modos diversos. “Serão três miniestandes. O primeiro vai apresentar as diferentes cultivares, o segundo vai diferenciar os cafés pelo processo de pós-colheita, e o terceiro, em parceria com a Cafeteria Escola CafEsal, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vai demonstrar que os diferentes métodos de extração podem alterar perfis e notas sensoriais da bebida”, explica o engenheiro agrônomo da Epamig, Denis Nadaleti.

Quatro provas de cupping com interações em tempo real estão programadas. “As avaliações serão feitas por Q-Graders (especialistas que avaliam os atributos do café, fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, corpo, finalização e equilíbrio), conforme determina o protocolo SCA. A grande novidade será que visitantes, previamente inscritos, poderão assistir às provas e fazer perguntas aos avaliadores, durante o processo”, conta Denis. As provas vão ocorrer nos dias 25 de maio (quarta-feira), às 14h30, 26 de maio, às 10h e às 14h30, e 27 de maio, às 10h. O público interessado em assistir o cupping deve se inscrever no local.

Espaço Produtor Inovador

Outra novidade desta edição será o Espaço Produtor Inovador da Expocafé 2022, que tem o objetivo de apresentar, divulgar e buscar a interação dos produtores rurais do setor de café com novas tecnologias para a cadeia de negócios. A proposta é aproximar os cafeicultores de startups e empresas parceiras que oferecem soluções para demandas relacionadas à cultura.

O processo de seleção das startups está vigente e os interessados podem se inscrever pelo link. As selecionadas terão um balcão de atendimento no estande do Espaço durante os três dias de evento presencial para prospectarem parcerias e novos negócios.

O Espaço Produtor Inovador é promovido pela Epamig, Novo Agro, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Consórcio de Pesquisa Café e Universidades Federais de Lavras (UFLA) e de Viçosa (UFV).

Programação expandida   

As atividades da 25ª Expocafé terão início no dia 10 de maio com a realização do 3º Encontro Técnico Online. O evento, que vai abordar os temas “Bicho Mineiro”, “Biológicos na Cafeicultura” e “Nematoides”, será transmitido de terça (10) a quinta-feira (12), a partir das 18h30. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.expocafeoficial.com.br, onde também é possível consultar e assistir a programação.

No dia 18 de maio (quarta-feira), também em ambiente virtual, a partir das 18h30, acontece o painel de abertura da Expocafé Mulheres. O Encontro, que debaterá o tema “Rumo à equidade no Mercado de Café”, será mediado pela pesquisadora da Embrapa Café, Helena Alves. As palestrantes serão a presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), Miriam Monteiro Aguiar, a vice-presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lucia Brito, a produtora de cafés especiais Maria Helena Brunelli e especialista em café e comunicação Mariana Proença. A 2ª Expocafé Mulheres contará também com programação presencial entre os dias 25 e 27 de maio, em Três Pontas. Programação e inscrições pelo site.

Em 24 de maio, dia que antecede a abertura presencial, será realizado, na Tenda de Eventos da Expocafé, o 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Com o tema “Manejo Mecanizado e Cafeicultura de Precisão”, o evento terá início às 8h. As inscrições, no valor de R$60 para estudantes e de R$120 para demais participantes, devem ser feitas no local, no dia do Simpósio.

A Expocafé 2022 será aberta ao público no dia 25 de maio, às 8h. Dentre as atrações estão: exposição de máquinas, com a participação de 130 empresas; palestras e plantões técnicos; dinâmicas de máquinas; além dos já Expocafé Mulheres; Espaço de Inovação e Espaço Aromas e Sabores. A entrada é gratuita e o pré-credenciamento já pode ser efetuado.

Serviço
Expocafé 2022
Quando: 25 a 27 de maio
Onde: Rod. MG 167 - km 6 - Três Pontas (MG)
Mais informações: www.expocafeoficial.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint