ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Expocaccer realiza seminário sobre cafeicultura orgânica

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 02/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 10 de agosto, às 16h, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) realizará o Seminário de Cafeicultura Orgânica, em parceria com o Sebrae. O evento será transmitido ao vivo no YouTube da cooperativa e tem como objetivo compartilhar informações e experiências na produção de cafés orgânicos.

A produção orgânica vem ganhando cada vez mais força nas lavouras brasileiras. Levantamentos apresentados em fevereiro deste ano pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) indicam que o consumo de orgânicos no Brasil teve um crescimento de cerca de 30% em relação a 2019. A projeção é de que em 2021 haja um crescimento de 10%.

Com públicos de compradores e consumidores cada vez mais exigente sobre a importância da sustentabilidade em todos os seus níveis: ambiental, social e econômico, os cafeicultores do Cerrado Mineiro vêm acompanhando a movimentação e aumentando os investimentos na produção de cafés orgânicos.

“Acredito que a demanda por café orgânico só tende a crescer no mundo, principalmente nos próximos 10, 15 anos. Temos muitos cafeicultores que já produzem cafés orgânicos no Cerrado Mineiro e outros bastante interessados sobre o assunto. Em breve isso será bastante ofertado na região”, ressalta o cooperado da Expocaccer e produtor de cafés orgânicos, Ricardo Bartholo.    

Na cafeicultura, os cafés de qualidade superior ou que possuem certificado de práticas sustentáveis representam 16,8% de todo o café nacional exportado. De acordo com a Associação dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em 2020, esses cafés foram responsáveis por gerar uma receita de US$ 834,6 milhões.

Dentre os temas a serem abordados estão: os custos na produção de cafés orgânicos; os desafios na produção; a produção após a geada; produtividade X gestão de custo; as tendências de mercado; os aspectos práticos para certificação; além do case de sucesso do produtor Gustavo Leonel, de Franca (SP), que compartilhará com os participantes suas experiências.  

Confira a programação completa do Seminário de Cafeicultura Orgânica da Expocaccer

- Custos de produção e desafios da cafeicultura orgânica na Região do Cerrado Mineiro, com Ricardo Bartholo, produtor de cafés orgânicos na Região do Cerrado Mineiro;

- Produtividade, controle biológico de pragas e doenças e métodos e manejos culturais de cafés orgânicos, com Celso Tomita, Engenheiro Agrônomo DSc  e Diretor da TOMITA AgroÖikos – Tecnologia de Produção Agrícola Sustentável;

- Níveis de preço e tendências de mercado para cafés orgânicos, com Patrick Griffin, cliente comprador de cafés especiais da Expocaccer;

- Certificação de café orgânico, com Agrogenius Consultoria.

- Case de sucesso: Gustavo Leonel, produtor de cafés orgânicos em Franca (SP).

As informações são da ASCOM Expocaccer.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures