ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evolução da cafeicultura no combate ao aquecimento global é destaque no 9º Coffee Dinner & Summit

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 23/05/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

A descarbonização da produção agrícola se apresenta como fator fundamental para o combate ao aquecimento global e frente à demanda do mercado consumidor, cada vez mais exigente com produtos que respeitem e preservem o meio ambiente. Para ajudar a trazer luz a esse debate, apresentar o potencial e as oportunidades da cafeicultura brasileira, assim como os cenários atual e futuro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizará o "Painel Sustentabilidade" no dia 26 de maio, dentro da programação do 9º Coffee Dinner & Summit, no Um Rooftop, em São Paulo (SP).

Com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento trará uma discussão a respeito de “Cafeicultura sustentável ‘carbono negativo’ frente às metas corporativas globais: Brasil mais próximo do mercado de carbono”, que apresentará uma visão integrada de representantes de todos os elos da cadeia produtiva.

Entre os subtemas abordados, constam "Potencialidades da Agricultura Tropical para a Descarbonização Global", "Cafeicultura brasileira e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas", "Descarbonização, oportunidades de agregação de valor e de investimentos", "Rumo à neutralidade carbônica: principais desafios da indústria cafeeira" e "Cenário atual e tendências para o mercado de carbono".

O painel, que será moderado pela gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, Silvia Pizzol, contará com as contribuições de Eduardo Bastos, CEO da MyCarbon; Alexandre Monteiro, gerente de ESG da Cooxupé; Flávia Paulino da Costa, sócia-diretora da Exportadora de Café Guaxupé; Mario Cerutti, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Fundação Lavazza; e Oscar Schaps, presidente de Divisão para a América Latina da StoneX.

Com a expertise de cada painelista, o Painel Sustentabilidade do 9º Coffee Dinner & Summit apresentará como a cafeicultura brasileira tem avançado e adotado práticas sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e pretende trazer esclarecimentos sobre o que é necessário para que o setor possa participar do mercado de carbono.

Diante das tendências globais e a sinalização de grande potencial que o mercado de carbono possui, o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, informa que a entidade encabeça o debate sobre os cenários atuais e futuros para ajudar os players da cadeia produtiva a se prepararem da melhor forma, de maneira que todos, produtores, indústrias e exportadores, possam obter os melhores cenários possíveis nesse promissor comércio.

"Para explorar essa oportunidade, em um eixo de trabalho focado em estratégias de mercado e geração de renda no campo, o Cecafé está estruturando parcerias como o objetivo de avaliar as metodologias existentes e processos de registros de projetos agrupados de carbono para apoiar o desenvolvimento de uma Plataforma de Créditos de Carbono Cafés do Brasil”, conclui.

Coffee Dinner & Summit 

Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, cerca de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.

Sob o tema “Crescimento da produção: seus desafios e oportunidades em tempos de ESG”, a nona edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão a respeito dos desafios econômicos, climáticos, regulatórios, logísticos e, principalmente, sobre as iniciativas sustentáveis desenvolvidas pelo Brasil e demais nações cafeeiras, as quais respeitam os critérios da governança socioambiental.

Evento Carbono Zero

O Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 9º Coffee Dinner & Summit.

Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos dois dias do evento, o Conselho compensou mais de 2,5 toneladas de CO2 através do plantio de árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda Santa Emília, produtora de café em Garça (SP), onde a regeneração do meio ambiente e a preservação das águas de nascentes beneficiam, direta e indiretamente, cerca de um milhão de pessoas nas 62 cidades da região.

Serviço
9º Coffee Dinner & Summit
Quando: 25 e 26 de maio de 2023
Onde: Um Rooftop, São Paulo (SP)
Mais informações: https://coffeedinner.com.br/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures