ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evento digital debaterá tecnologia e o agronegócio

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 11/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Entre os dias 11 e 14 de agosto acontece a 37ª edição do Inforuso 2020, um evento voltado para a tecnologia em Minas Gerais e que, pela primeira vez, incluirá de forma online o agronegócio, com o tema “A Tecnologia e Ciência no Agro”.

A Emater-MG estará presente com o diretor-presidente, Gustavo Laterza, e o diretor técnico, Feliciano Nogueira de Oliveira, que irão participar do painel “Emater 4.0 – Estratégias do Estado de Minas Gerais para uma Agricultura Familiar também 4.0” no dia 12, a partir das 17h. No debate, eles irão esclarecer como a empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atua para incluir seus funcionários e agricultores familiares no universo das novas tecnologias.

“O agro foi percebido como um segmento importante na absorção, na geração e na multiplicação de tecnologias digitais. É um grande mercado. Vamos falar das ações da Emater-MG junto aos agricultores familiares e dos projetos na linha 4.0 que trabalhamos para a inclusão do setor nesta transformação digital”, afirma Feliciano.

Um dos exemplos citados pelo diretor da Emater-MG é o trabalho feito com agricultores familiares para a comercialização de produtos durante a pandemia, usando ferramentas digitais. Um estudo preliminar da empresa identificou 35 experiências no estado, articuladas pelos técnicos da empresa, nas quais os agricultores usam as redes sociais, aplicativos e sites para escoar a produção e manter a renda familiar.

Segundo o levantamento, cerca de 1,5 mil agricultores aderiram ao sistema de vendas online, atingindo mais de 10,6 mil clientes. Os principais produtos comercializados são frutas, hortaliças e produtos processados, como queijos e doces. A pesquisa também identificou que o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada para as negociações. Em 46% das experiências, ele é o único meio utilizado. Já uma parcela de 28% utiliza, além do aplicativo, as redes sociais como Facebook e Instagram. Também há casos de usos de sites, blogs e aplicativos de venda.

Para o gerente da Assessoria em Gestão de Tecnologia da Informação da Emater-MG, Marcos Lopes, é muito importante para a empresa estar inserida nos debates do Inforuso. “O evento tem uma participação muito grande de líderes de tecnologia de inovação do estado. É uma forma da Emater-MG também ser vista pelo público urbano e demonstrar como que o trabalho que ela faz no campo impacta na vida das pessoas nas cidades”, afirma Marcos, que também é membro da diretoria da Sucesu (Sociedade de Usuários de Tecnologia), que promove o evento.

Ele será mediador de dois painéis do Inforuso. O primeiro será no dia 12, às 19h55, com o tema “Agricultura Familiar também pode ser 4.0”. O segundo painel está programado para o dia 14, às 19 horas, com o tema “Jovens no Agro – Case de sucesso”.

Mais informações, programação e inscrições:  www.sucesuminas.org.br/inforuso.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures