FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Espírito Santo terá concurso de cafés especiais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 14/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo, uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o intuito de premiar os produtores de arábica e canéfora (conilon).

As amostras de canéfora devem ser encaminhadas até o dia 15 de setembro e as de arábica até 20 de outubro. Os cafeicultores participantes concorrem a uma premiação que pode chegar a R$ 100 mil, com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e de várias empresas, instituições e entidades do ramo. Para acessar o regulamento, clique aqui.

“Este prêmio estadual representa o nosso reconhecimento, é uma forma de valorizar ainda mais os nossos cafeicultores que produzem excelentes resultados”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Além da qualidade, a sustentabilidade também será avaliada, assim como a adoção de boas práticas agrícolas. Para o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, o trabalho do Instituto com os cafeicultores é fundamental para os bons resultados.

“O café produzido no Espírito Santo é um dos mais apreciados do mundo. Este reconhecimento é fruto do trabalho empreendedor dos agricultores que confiam no Incaper e colocam em prática as tecnologias e as recomendações disponibilizadas por nossas equipes de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Os bons resultados colhidos pelos nossos cafeicultores são a prova disso, tanto que o mundo vem até nós buscar informações sobre cafeicultura. A produção capixaba de cafés especiais merece este incentivo e este reconhecimento”, frisou Antônio Carlos.

O pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho, também destacou que a qualidade do café capixaba vem crescendo. “A produção de cafés de qualidade não é mais apenas um diferencial e, sim, uma exigência do mercado. Enquanto o consumo geral de café cresce cerca de 1,5% ao ano, o consumo de cafés de especiais cresce cerca de 15% ao ano. Este fato mostra que o mundo quer beber café de qualidade e está disposto a pagar mais por este produto”, explicou.

A entrega do Prêmio está prevista para ser realizada em uma solenidade, ainda sem data, no fim do ano. Na ocasião, será realizada também a Mostra Anual de Cafés Especiais. “Na mostra estarão os 20 melhores arábicas e os 20 melhores canéforas (conilon) do Espírito Santo. Quem faz negócios com cafés especiais e for atraído pelo prêmio, terá a oportunidade de conhecer não apenas os vencedores, mas também os 20 melhores de cada categoria. Além de promover a geração de negócios, estamos desta forma consolidando o Espírito Santo como produtor de cafés especiais junto a este mercado cada vez mais exigente”, informou o subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon. Ele destacou, ainda, que solenidade de premiação e a forma de realização da Mostra dependerão dos protocolos em relação a Covid-19.

As informações são da Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint