ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig realiza Dia de Campo gratuito sobre café e leite em Três Pontas (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 20/09/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de difundir tecnologias e conhecimentos sobre cafeicultura e pecuária leiteira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, no dia 28 de setembro, a partir das 8h, o 12º Dia de Campo Café com Leite, no Campo Experimental de Três Pontas (MG). O evento gratuito volta ao formato presencial após três anos e será voltado para produtores da região interessados em acessar informações atualizadas e diversificar a renda em suas propriedades rurais.

Segundo a organização, os temas das palestras e estações de campo foram escolhidos com base em demandas atuais de produtores, como o controle de pragas do café, manejo de coberturas de solo nas lavouras, silagens à base de trigo e grãos de milho reidratado.

“Estamos muito felizes, pois o evento nunca teve tantos patrocinadores, o que mostrou que as empresas apresentaram bastante interesse e estamos com expectativa de receber mais de 200 produtores da região este ano”, comenta a pesquisadora da Epamig, e uma das organizadoras do Dia de Campo, Vanessa Figueiredo.

O encontro será aberto com um café da manhã, seguido pela palestra de abertura sobre a importância da atualização cadastral de animais junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O cadastro era feito anualmente, durante as campanhas de vacinação contra febre aftosa, mas o Brasil se tornou livre da doença sem vacinação. Agora, o cadastro de animais precisa ser feito no Portal do Produtor, criado pelo IMA.

“É muito importante ter esse controle dos animais que estão nascendo e morrendo na propriedade, sobretudo para o manejo sanitário de zoonoses”, ressalta a pesquisadora da EPAMIG, e também uma das organizadoras do evento, Débora R. Gomide.

Estratégias para o consórcio de café e leite

Após outras duas palestras envolvendo qualidade do café e manejo da cultura, grupos de participantes serão direcionados às seis estações de campo montadas para o evento. Vanessa Figueiredo ficará responsável, ao lado do também pesquisador da Epamig, Rogério Antônio Silva, pela estação que abordará as principais pragas do café, como a broca-do-café, a cigarra-do-cafeeiro e o bicho mineiro. “Uma das importantes estratégias que vamos apresentar é o monitoramento dos insetos, para que o produtor aplique o defensivo químico na época adequada e, assim, evite prejuízos e desperdícios”, explica a pesquisadora.

Já as estações sobre a pecuária leiteira vão abordar temas relacionados à maior produtividade e melhor aproveitamento do milho, principal ingrediente energético na dieta de vacas leiteiras, e também a silagem à base da cultivar de trigo MGS Brilhante, tecnologia desenvolvida pela Epamig e que tem sido procurada por produtores de leite.

As pesquisadoras da Epamig, Débora R. Gomide e Renata Apocalypse N. Pereira, conduzirão a estação sobre silagem de milho reidratado na suplementação de vacas leiteiras a pasto, apresentando resultados de pesquisas e experimentos. “Quando falamos de produção de leite, a alimentação animal representa cerca de 60% do custo de produção. E o milho reidratado é uma tecnologia em voga no Brasil que gera uma silagem de melhor digestibilidade e maior aproveitamento do milho”, destaca Débora.

As organizadoras lembram, ainda, que o Campo Experimental da Epamig em Três Pontas tem tradição na integração das culturas do café e do leite e que o evento será uma oportunidade para apresentar possibilidades e estratégias para se consorciar os dois sistemas de produção e diversificar a renda de produtores da região.

As inscrições serão feitas no próprio local do evento e haverá certificado de participação para aqueles que se interessarem. Mais informações pelos telefones (35) 9 8433-6872 e (35) 9 8433-9964.

Serviço
12º Dia de Campo Café Com Leite
Quando: 28 de setembro de 2023
Horário: De 8h às 14h
Onde: Epamig - Campo Experimental de Três Pontas, Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem Km 06 – Zona Rural, Três Pontas (MG)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures