ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig participa de seminário sobre controle biológico do bicho-mineiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 17/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 24 de agosto, a pesquisadora Madelaine Venzon, coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Agroecologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), participará do Seminário Tecnologia de Controle Biológico do Bicho-Mineiro. O evento on-line terá transmissão pela Plataforma Zoom e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Sympla.

O Seminário será realizado pela Federação dos Cafeicultores e pela Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, juntamente com o Sebrae-MG e Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa). Madelaine abordará o uso de crisopídeos no combate de pragas agrícolas e explica que esses insetos são predadores-chave no controle biológico conservativo com resultados bastante favoráveis nas lavouras de café e em hortaliças.

“Vou mostrar os resultados das pesquisas conduzidas na Epamig, onde mantemos criações desses insetos para pesquisa no laboratório desde 2004. São predadores vorazes na fase larval, e os adultos se alimentam de pólen, néctar e honeydew. As larvas predam larvas e lagartas pequenas, cochonilhas, tripes, pulgões, ovos de insetos e ácaros. São usados em diversas culturas, especialmente em casa de vegetação, para controle dessas pragas”, explica a pesquisadora, que estuda esses insetos desde 1991.

Em regiões quentes e secas como o Cerrado Mineiro, o bicho-mineiro é a principal praga. “O controle biológico é a estratégia que deve ser priorizada, quer seja por medidas que conservem e aumentem os inimigos naturais das pragas nos plantios ou pela liberação de inimigos naturais”, afirma Madelaine. “As populações de inimigos naturais para o controle das pragas podem ser aumentadas por meio da provisão de recursos, via diversificação da vegetação, que também tem o potencial de mitigar os efeitos da mudanças climáticas nos agro ecossistemas e podem regenerar áreas agrícolas”, acrescenta.

As práticas de controle biológico têm se tornado cada vez mais presentes no setor produtivo, uma vez que, além de adotarem uma tecnologia limpa, sem efeitos adversos ao homem e ao meio ambiente e sem deixar resíduos, são economicamente viáveis para os produtores, agregando valor ao produto final, isento de agrotóxicos. “O aparecimento de pragas resistentes aos métodos convencionais de controle tem levado os produtores a buscarem cada vez mais o controle biológico”, comenta.

O Seminário conta, ainda, com a participação do presidente da Amipa, Daniel Bruxel, que também é cafeicultor, e dos engenheiros agrônomos Jusé Lusimar Eugênio, da Amipa, e Junio César, da Fazenda Rio Brilhante Café.

O Controle Alternativo de Pragas e Doenças será tema de um Workshop promovido Epamig em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre os dias 26 e 28 de outubro. O evento on-line contará com três painéis temáticos e sete cursos gratuitos. As inscrições para as atividades já estão abertas e devem ser feitas no site.

Saiba mais clicando aqui.

As informações são da Epamig. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures