FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Encontro virtual da Epamig debaterá potencialidade e sustentabilidade do café canéfora

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 17/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Nos dias 23 e 24 de setembro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará, por meio de webinar, a 2º edição do Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba. A programação abordará temas como as potencialidades e a produção sustentável do canéfora, cultivares de arroz, além de compartilhar resultados sobre intensificação de pastagens e manejo produtivo na piscicultura. O evento acontecerá das 18h às 19h30 e as inscrições podem ser feitas no site da empresa.

No primeiro dia de webinar, os pesquisadores Fábio Tancredi e Waldênia de Melo Moura irão abordar as possibilidades e técnicas para a cafeicultura. “Minas Gerais possui potencial para se tornar um grande produtor de café canéfora. As projeções são de aumento da produção, consumo e exportação. Iremos mostrar que a cultivar se configura como uma boa oportunidade”, incentiva Fábio. Na sequência, Waldênia falará sobre o manejo do canéfora (conilon). Para encerrar o primeiro dia, o pesquisador Plínio Soares apresentará resultados de pesquisas com a indicação das cultivares de arroz mais adaptadas para Minas Gerais.

As apresentações sobre piscicultura serão feitas pelos pesquisadores Alexmiliano Vogel e Giovanni Resende. Os participantes serão orientados sobre o aproveitamento de açudes e técnicas para a criação de peixes em tanque rede. Sistemas produtivos, distinção entre reservatórios e açudes particulares, caracterização do ambiente produtivo, escolha do local, dimensionamento, simulações e estudos de casos também estarão entre os pontos abordados.

“Vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomados quando se pretende cultivar peixes comerciais utilizando o sistema de tanques-rede instalados em açudes particulares. O objetivo é mostrar ao produtor o diferencial em ganho de eficiência e segurança quando ele atende as principais recomendações e detalhes dessa estratégia produtiva”, explica Giovanni.

A intensificação do uso de pastagens será o tema trabalhado por Domingos Sávio. O pesquisador vai abordar técnicas de manejo e de adubação para intensificar, estender o uso das pastagens e proporcionar melhoria aos rebanhos. Domingos vai utilizar o Informe Agropecuário da Epamig sobre produção intensiva de pastagens como apoio para sua apresentação.

As pesquisas são desenvolvidas em parceria com a Emater-MG, Embrapa, Ufla, Incaper, UFV e Unimontes, com financiamento da Fapemig, CNPQ e Consórcio Pesquisa Café.

Serviço
2º Encontro Tecnológico no Vale do Rio Pomba
Quando: 23 e 24 de setembro
Horário: 8h às 19h30
Inscrições gratuitas

As informações são da Ascom Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint