ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Divulgação dos vencedores do 5º Concurso Regional Conilon de Qualidade será em 20 de novembro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 13/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Concurso Regional Conilon de Qualidade é uma iniciativa que busca premiar, reconhecer e incentivar os produtores de café conilon (Coffea canephora) de 21 municípios do Extremo Sul baiano e da Costa do Descobrimento. O concurso está em fase de degustação das amostras inscritas para a determinação dos vencedores. Puderam se inscrever nas duas categorias do concurso (lote e microlote) produtores maiores de 18 anos que têm área de produção de café conilon nos municípios participantes do concurso.

A divulgação dos vencedores será no encerramento da feira itinerante e-Agro, evento gratuito e em formato híbrido que acontecerá entre os dias 17 e 20 de novembro, em Teixeira de Freitas. A feira contará com a presença de diversos especialistas do país no setor agropecuário e tratará de inovação, tecnologia, sustentabilidade, oportunidades de negócios, palestras, etc. Durante a programação do dia de encerramento, prevê-se, além de degustação, a interação e troca de experiências entre os cafés finalistas e os degustadores.

Dentro da programação prevista para o concurso, já aconteceram os Dias de Campo: uma oportunidade de ver, em demonstrações práticas, assuntos de interesse do produtor e compartilhamento de técnicas que visem a melhoria do processo de produção do café. Este ano, os dias de campo ocorreram em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela e Porto Seguro. A programação do concurso inclui, ainda, o Curso de Análise Física e Sensorial, a ser ministrado pelo R-Grader Gustavo Sturm, produtor rural vencedor do Coffee Of The Year 2020 na categoria canéfora. A data e a quantidade de vagas ainda serão definidas.

O Sebrae, um dos idealizadores da e-Agro, juntamente com o sistema FAEB/SENAR, tem desempenhado um importante papel na condução e nas atividades desenvolvidas na premiação. Alex Brito, gerente regional da Instituição, falou sobre a importância do fomento na produção cafeeira para o desenvolvimento da região: “Alavancar a cadeia produtiva do café é o que possibilita  agregar valor à produção e aumentar a comercialização do produto, valorizando principalmente a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores, estimulando a sua competitividade no mercado e gerando empregos”.

Ismael Trindade, Gestor de Agronegócio Sebrae Extremo Sul, comentou: “Estamos apoiando o Concurso do Café Conilon desde as primeiras edições e entendemos que eventos como este são de fundamental importância para o desenvolvimento da cafeicultura regional, a qual já vem despontando em números na Bahia e no Brasil. É um Concurso que traz o olhar para a qualidade e começa a incutir nos produtores que, para produzir bem, precisa cuidar de diversos aspectos de melhoria do negócio. No final ganha o produtor e a região”.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures