ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooabriel realiza 19º Concurso Conilon de Excelência

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 19/04/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Com a expectativa de receber cafés de qualidade, já que tem aumentado o interesse dos cooperados pela melhoria do produto além do manejo, a Cooabriel realizará a 19ª edição do Concurso Conilon de Excelência. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 2 de maio a 2 de setembro e a cerimônia de premiação está marcada para 22 de outubro. 

Os cooperados poderão participar com apenas um lote de café, sendo que o lote deverá ter um volume mínimo de três sacas padronizadas após rebeneficiamento (180 kg líquidos). Os cafés participantes serão da safra colhida no ano de 2022, com o padrão de qualidade estabelecido no art. 6º. Serão vetadas as inscrições de cafés ligados e de cafés provenientes de secador a fogo direto. 

O concurso de 2021 realizado pela Cooabriel foi um marco importante de qualidade onde o café campeão, do cooperado Edgar Bastianello, alcançou 90 pontos no lote de 15 sacas.  Na ocasião, 60% dos 10 finalistas alcançaram médias de 85 pontos acima.

Segundo o presidente da cooperativa, Luiz Carlos Bastianello, a expectativa é grande para a edição de 2022. “Nosso propósito é nobre: aumentar cada vez mais a qualidade do café conilon. O concurso de 2021 subiu a régua na qualidade em razão dos resultados, mas a expectativa é muito boa e esperamos que os produtores tragam mais amostras. Esperamos resultados ainda melhores. Na medida que cafés premiados circulam o mundo esperamos incentivar novos produtores”, disse.

O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, reforçou a importância de incentivar a produção de café de qualidade. “O propósito maior da Cooabriel com o Concurso é conscientizar os produtores cooperados para a melhoria constante da qualidade do café produzido em sua área de ação. A premiação é somente um estímulo para que o produtor participe e apresente cafés melhores pela importância de se produzir um alimento de qualidade ao mercado de forma ampla. Assim, o alcance de cafés especiais, que tem surgido e atinge nichos de mercado, é importante, mas é uma consequência desse trabalho.  É gratificante a crescente preocupação dos produtores com o que ele entrega ao mercado. Ver o produtor consumir o mesmo café que ele oferta ao mercado, bem como utilizá-lo para consumo de sua família, é a certeza de que ele está se dedicando a produzir um alimento bom. Assim, independentemente da quantidade produzida, a qualidade do produto está sendo observada como um todo. Desta forma, cresce também o conilon bebida”, ressaltou.

Dicas que contribuem para a qualidade da bebida

O engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Cooabriel, José Roberto Gonçalves, reforça alguns cuidados para uma safra de qualidade, como, por exemplo: antes da colheita é importante a escolha de lavouras que tiveram uma adubação equilibrada, clones mais propícios para uma bebida superior. Outro ponto é a limpeza de todas as estruturas de beneficiamento do café (reservatórios, lavadores, despolpadores, elevadores, secadores, terreiros, tulhas, entre outros).

Segundo o agrônomo, é primordial que os frutos sejam colhidos bem maduros para um bom resultado da bebida, que é melhorada quando os grãos passam por processo de lavagem no mesmo dia da colheita, separando os frutos cerejas dos boias e verdes. Os grãos cerejas podem passar por um processo de fermentação ou passar diretamente para o próximo passo que é a secagem em secador a fogo indireto ou terreiro (priorizando o terreiro suspenso devido maior facilidade de higienização).

Ele aconselhou ao produtor organizar as informações na finalização do lote escolhido para favorecer a rastreabilidade, tais como: data da colheita e beneficiamento, processo de secagem, talhão da lavoura, clone, manejo de adubação e fitossanitário.

“É importante ficar atento e conduzir o preparo do lote visando a qualidade da bebida. O cooperado que almeja participar de um concurso de qualidade de café, precisa estar atento aos detalhes antes, durante e no pós-colheita para obtenção de uma pontuação superior na bebida do seu café”, explicou.

O degustador e gerente de armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, também reforça que os inúmeros fatores avaliados para se apurar a qualidade do grão, revelam as características de todo processo daquele café. “As principais etapas que os produtores devem observar para se apurar um café de excelente qualidade e se alcançar boa bebida passa por uma boa pré colheita, sendo que na hora da colheita é fundamental selecionar os talhões com mais de 80% a 90% de café maduro. Ter boas práticas de cuidados com o terreiro, com limpeza e manutenção dos equipamentos de beneficiamento. No armazenamento, depositar em embalagem apropriada. Já na hora de transportar esses cafés para os armazéns da cooperativa, deve-se ter os devidos cuidados no transporte utilizando veículos adequados especialmente quanto à limpeza da carroceria. Esses são alguns dos fatores que podem influenciar no resultado da bebida”, finalizou.

As informações são da Cooabriel.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures