ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conferência Global de Sustentabilidade do Café será em Belo Horizonte

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 22/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

A Semana Internacional do Café (SIC) será em Belo Horizonte, de 7 a 9 de novembro. Este ano, além dos Campeonatos Mundiais de Barismo e dos diversos expositores, o evento contará com palestras, debates e a Conferência Global de Sustentabilidade do Café.

Organizada anualmente pela Plataforma Global do Café (GCP), a conferência é um dos eventos mais importantes sobre sustentabilidade e realiza debates entre parceiros de países como Brasil, Honduras, Colômbia, Peru, Uganda, Tanzânia, Quênia, Vietnã e Indonésia. 

Segundo Carlos Brando, presidente do Conselho da Plataforma Global do Café (GCP), ela é uma instituição que envolve produtores, indústria, ONGs e os principais torrefadores pelo mundo, com o intuito de aumentar a sustentabilidade do setor cafeeiro através de ações conjuntas, para criar uma agenda sustentável no setor. Um dos esforços  deste ano é medir a sustentabilidade do produtor e definir os pontos fracos para ajudá-lo. “São 18 itens fundamentais que o produtor deve seguir para se tornar sustentável. Para essa medição, a GCP dispõe de um aplicativo no celular para cadastro das propriedades e levantamento da sustentabilidade e a partir daí, montar condições sustentáveis ao local, melhorando a cada etapa”, comenta Brando.

A Plataforma oferece apoio para pequenos produtores, comércio e torrefadores como:

Pequenos produtores

•Treinamentos em sustentabilidade com base no Currículo de Sustentabilidade do Café

• Melhorias graduais focadas na viabilidade econômica primeiro, combinadas com melhorias sociais e ambientais.

• Mensagens de extensão mais alinhadas e efetivas, suporte eficiente onde extensionistas são capacitados e incentivados a levar a sustentabilidade aos pequenos produtores..

Para o comércio

• Currículo de sustentabilidade do café, prioridades locais, recursos locais de extensão usados de maneira efetiva promovendo mais recursos para programas competitivos da cadeia de fornecimento.

• “Cafés de regiões sustentáveis” oferecidos aos torrefadores; boa base para programas de sustentabilidade.

Para torrefadores

• Oportunidade de impacto a longo prazo nas principais regiões de fornecimento inclusive de pequenos produtores.

• Prepara o caminho para verificação e certificação: histórias de melhorias de pequenas regiões com medição e progresso  dos indicadores de sustentabilidade, elaborados pelo Grupo de Trabalho da  Plataforma Global do Café.

Durante a SIC, a Conferência contará com painéis sobre o que outros países realizam para uma base sustentável na cafeicultura. O encontro vai reunir especialistas mundiais, além de palestrantes, técnicos, produtores, exportadores, industriais, sociedade civil (ONGs) e especialistas internacionais. As boas-vindas à conferência serão dadas pelo atual presidente executivo do Conselho Brasileiro do Café (CNC), Silas Brasileiro.

Segundo Carlos Brando, a Conferência Global de Sustentabilidade do Café é o principal evento que convoca atores nacionais, internacionais, públicos e privados a se juntarem ou criarem iniciativas locais que conduzam a impactos reais e mensuráveis no modo de vida de famílias cafeicultoras ao redor do mundo. 

A Conferência Global de Sustentabilidade do Café é aberta ao público: membros da GCP terão entrada gratuita, com direito a um ingresso grátis para acompanhante de sua organização. Produtores, ONGs e demais participantes brasileiros terão 50% de desconto no ingresso. Mais informações e inscrições para a conferência, clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures