FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

SIC 2019 amplia evento com foco no crescimento do mercado brasileiro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 25/10/2019

0
0

Belo Horizonte (MG) se prepara para sediar a Semana Internacional do Café 2019, que está prevista para acontecer de 20 a 22 de novembro, no Expominas. Com extensa programação para profissionais brasileiros e estrangeiros, a SIC é um grande encontro entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e coffee lovers.

Alinhado em três grandes eixos - mercado & consumo, conhecimento & inovação e negócios & empreendedorismo - o evento terá 25 atividades simultâneas, como seminários, cursos, workshops, concursos de melhor café e melhor barista e sessões de cupping (prova de cafés).

“A Semana Internacional do Café é uma grande plataforma internacional de conexões e oportunidades para os atores do mercado de café. Um momento para enxergarmos desafios e nos prepararmos para o futuro: é onde o produtor, o empresário, o fornecedor vão ter respostas para seus anseios, enxergar por quais trilhas o mercado vai seguir, propor novas ideias e reflexões”, diz Caio Alonso Fontes, um dos realizadores do evento e fundador da Café Editora.

Por três dias, os participantes conhecerão as tendências do mercado e do consumo de café, e poderão eleger o melhor produto brasileiro desta safra, num teste às cegas, no concurso Coffee of The Year 2019.

“A SIC 2019 está entre as cinco maiores feiras de café do mundo e chega à sua sétima edição como uma grande vitrine para todos os atores da cadeia produtiva se alimentarem de informações sobre as últimas pesquisas e tendências do setor, por meio de palestras e trocas de experiências. O evento é procurado por pessoas ávidas por conhecimento, por novas oportunidades e para ter um olhar diferente sobre seus negócios. O café, para muitos, deixou de ser uma commodity para ser um artigo de luxo”, pontua o vice-presidente do Sistema FAEMG, Breno Mesquita.

Neste ano, as grandes novidades da SIC 2019 são o Pátio do Produtor, espaço com máquinas e insumos agrícolas; um hackathon, no qual equipes de universitários e interessados terão 36 horas para solucionar alguns dos principais desafios da cadeia do café, apresentando ideias inovadoras; e o lançamento da plataforma Minas Coffee Origins, desenvolvida para conectar a cadeia cafeeira a partir do conceito de denominação de origem dos cafés mineiros.

Na visão de Priscilla Lins, gerente de Agronegócio do Sebrae-MG, a SIC reúne muitos interesses em um só lugar. Este ano, segundo ela, o Sebrae promoverá o Minas Coffee Origins Summit, um evento com debates sobre Origem Controlada e as tendências relacionadas ao futuro do café. O debate contará com a participação de quatro palestrantes internacionais atuantes em movimentos e empresas de vanguarda do mundo do café. O evento faz parte da Plataforma MCO (Minas Coffee Origins) criada pelo Sebrae para debater, evoluir e promover o conceito de Origem Controlada, por meio das origens produtoras de café de Minas Gerais.

A SIC também trará para os participantes tendências e temas da atualidade por meio de seminários e workshops; cursos para provador, torrefador e analista sensorial de café; e o tradicional encontro anual da Aliança das Mulheres do Café do Brasil (IWCA), que receberá representantes de 12 países da América Latina e Caribe.

Para o assessor especial da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Seapa), Niwton Castro Moraes, a expectativa para a SIC 2019 é de que o evento seja um local de novas conexões para os diversos segmentos do agronegócio café. “No ano passado, tivemos representantes de 78 países, num ambiente que promove a aproximação, os negócios e o café mineiro e nacional. Há tempos que a SIC deixou de ser apenas uma feira – hoje ela integra a política de promoção do café, e está muito ligada ao turismo e à gastronomia do nosso estado”, diz.

Serviço
Semana Internacional do Café
Quando: 20 a 22 de novembro
Onde: Expominas - Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.