ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Com adaptações de protocolos sanitários, BSCA retoma curso de Q-Grader

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 16/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) anunciou a retomada da realização de seus cursos de formação de Q-Graders, que estavam suspensos desde o fim de 2019 devido à pandemia do novo coronavírus.

“Recebemos muitos contatos solicitando a retomada de nossa capacitação. Adaptamos todos os procedimentos aos protocolos dos órgãos de saúde nacionais e mundiais relacionados à prevenção contra a Covid-19 e conseguiremos ministrar os cursos respeitando a vida e a saúde de todos os envolvidos, desde alunos até os profissionais da BSCA”, explica Vanusia Nogueira, diretora da BSCA.

Duas turmas já estão completas e a terceira ainda possui vagas em aberto. Essa última será realizada entre 10 e 15 de maio, na sede da BSCA, em Varginha (MG), das 8h às 18h, com aulas ministradas pelo instrutor Joel Shuler. Para se inscrever clique aqui.

Os interessados em realizar a capacitação podem entrar em contato através do e-mail luisa@bsca.com.br e fazer sua solicitação para inclusão na lista de espera dos próximos cursos.

Q-Graders

Os profissionais que obtêm o certificado de Q-Grader se qualificam como provadores e classificadores de café mundialmente reconhecidos pelo Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute – CQI), entidade internacional sediada nos EUA, que trabalha para a evolução da qualidade cafeeira global através de treinamentos e exames práticos, os quais permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.

Os cursos possuem vagas limitadas e os alunos serão submetidos a treinamentos e exames desenvolvidos com base na metodologia da antiga Specialty Coffee American Association (SCAA), atualmente Specialty Coffee Association (SCA).

As aulas contêm exercícios teóricos e práticos. Ao final, os alunos realizam exames para buscarem a obtenção da “Licença Q-Grader”, que os capacitará para atuarem no comércio de cafés com qualidade certificada, tornando-se aptos a avaliar a diferença de grãos de várias origens, como Etiópia, Quênia, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, entre outros.

A formação de um Q-Grader envolve o conhecimento de todas as etapas da produção de café. O curso é composto por 19 ações sobre assuntos relacionados ao produto, como a classificação, a identificação de torra, as habilidades sensoriais e a triangulação sensorial.

Os itens abordados nos exames são: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, olfativo, de triangulação, de ácidos orgânicos, de torra e testes de xícaras, além de identificação de amostras de torras e café verde.

Sobre o instrutor Joel Shuler

É especialista em processamento pós-colheita e análise de qualidade do café. Possui mestrado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), com foco em processamento pós-colheita. O status de Q Arabica, Q Robusta e Q Processing permitiu que passasse a contribuir com o trabalho do CQI em processamento, que inclui o gerenciamento do curso de nível 3 de Q Processing inovador.

Como consultor pós-colheita, trabalhou em diversos projetos globais, incluindo o desenvolvimento do programa Q Processing, de padrões de café para as Filipinas, de manual de processamento pós-colheita para Yunnan, na China, o fornecimento de suporte pós-colheita para a indústria nascente de cafés especiais em Mianmar e a realização de trabalhos com vários cafeicultores no Brasil para melhorar a qualidade do café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures