ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafebras abre inscrições para 2º Concurso Campeões das Origens Brasileiras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 08/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A segunda edição do Concurso Campeões das Origens Brasileiras, realizada pela Cafebras, já está com as inscrições abertas até o dia 20 de setembro. A iniciativa, lançada em 2022, tem como objetivo celebrar as origens produtoras de café, valorizando as pessoas que produzem e investem na melhoria contínua e na produção sustentável, expressando, assim, o potencial e as diversidades dos cafés brasileiros. A primeira edição recebeu mais de 340 amostras.

Podem participar cafeicultores com propriedades rurais nas seguintes regiões: Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo, com café da espécie arábica (coffea arábica) que preencham os requisitos estabelecidos pela escala da Specialty Coffee Association (SCA), com pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed, ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica.  

“Na primeira edição fomos surpreendidos positivamente pela boa aceitação por parte dos cafeicultores das regiões em que atuamos e isso nos motivou a darmos sequência à iniciativa que busca enaltecer e valorizar o trabalho do cafeicultor, promovendo o reconhecimento dos cafés brasileiros dentro de nosso País e as diversidades de aromas e sabores que cada terroir, variedade, altitude, clima, processo, podem nos apresentar pela dedicação dos produtores em um lote produzido. Nossa expectativa para essa segunda edição é de que mais produtores se interessem pela iniciativa que vai além da premiação em si”, avalia Eustáquio Miranda, CEO da Cafebras. 

Premiação 

Serão premiados, em primeiro e segundo lugares, cafeicultores de cada região participante, ou seja, serão seis cafeicultores vencedores com o primeiro lugar e seis cafeicultores com o segundo lugar, representando a sua origem e tendo como prêmio, respectivamente, os valores de R$ 10 mil e R$ 6 mil reais pelo lote de duas sacas. 

Em 2022, como forma de reconhecimento ao campeão de cada origem, foi lançado, pela Coffee ++, empresa parceira e apoiadora da iniciativa, no mercado brasileiro, a cada bimestre, uma Edição Especial e Limitada de cada vencedor por região. Há ainda dois lançamentos a serem promovidos ainda este ano e para 2023, a ação será repetida. 

A Coffee ++ definiu, por sorteio, a ordem dos lançamentos. Em cada edição, uma por região, foram enfatizadas as características do lote vencedor, variedade do café, processo de produção além de informações da região produtora e história de vida do(a) cafeicultor(a), ampliando o conhecimento sobre os sabores de cada origem produtora dos cafés brasileiros participantes do concurso. 

Já os cafés dos segundos colocados foram apresentados na cafeteria do Museu do Café, em Santos (SP) ao longo do ano de 2023 e foram explorados por baristas nos cursos oferecidos pela entidade. 

Inscrições 

As inscrições ocorrem até 20 de setembro e serão realizadas através do preenchimento de formulário de inscrição nas unidades da Cafebras, cujo regulamento e informações sobre o concurso podem ser acessadas no site.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures