ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aplicativo para classificação e comercialização do café é destaque no Prêmio ATeG Café+Forte

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 03/11/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

A tecnologia como ferramenta para auxiliar o cultivo e a manutenção da qualidade dos grãos dos chamados cafés especiais será destaque na 10ª edição da Semana Internacional do Café (SIC). O principal evento da cafeicultura nacional, que acontece entre os dias 16 e18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), terá entre as atrações a premiação Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, promovida pelo Sistema Faemg Senar.

Em sua 6ª edição, o concurso traz como novidade a utilização do aplicativo da Flowins, startup integrante da Novo Agro Ventures, para maior rapidez na obtenção de informações e envio dos resultados das análises das amostras dos produtos diretamente no celular dos cafeicultores participantes.

“O aplicativo trouxe maior dinamismo para o concurso, facilitou o lançamento das notas pelos instrutores/provadores e, principalmente, deu agilidade na disponibilidade dos laudos para os produtores. Com esse documento em mãos, eles têm maior poder de negociação, pois conhecem o café a ser comercializado e têm um documento oficial emitido pelo Sistema Faemg para embasar uma melhor comercialização”, explica Nathália Rabelo, coordenadora do ATeG Café+Forte.

Ainda como parte das premiações, os 60 produtores mais bem classificados terão acesso gratuito, por um ano, ao aplicativo Flowins+. “Os produtores terão acompanhamento exclusivo com especialistas no pós-colheita e na parte comercial, acesso ilimitado ao laboratório de provas para conhecimento da qualidade de toda a sua produção, conexão comercial, sem corretagem, com as principais tradings presentes no Brasil, além de conexão comercial para cafés acima de 80 pontos SCA direto com cafeterias e torrefações brasileiras, bem como com importadores e cafeterias estrangeiras”, acrescenta Rabelo.

Recorde de amostras

Não é apenas o uso do aplicativo o único diferencial da 6ª edição do Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte.  Em 2022, o concurso registrou recorde de amostras analisadas: 1655, crescimento de 920% em comparação com 2017, primeiro ano da atração.

O movimento reforça a importância do evento, que tem registrado a cada edição números crescentes de participantes. Ele representa uma vitrine para os negócios dos produtores de cafés especiais do Estado de Minas Gerais que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar.

De acordo com os organizadores, entre os motivos que têm contribuído para maior adesão estão o aumento de profissionais que atuam no cultivo de café atendidos pelo programa, a importância de conhecerem a qualidade do café e de terem um laudo de reconhecimento do produto para os negócios, o acesso à informação para aprimoramento dos processos produtivos com o acompanhamento de um técnico de campo, além de fatores como o pertencimento e o comprometimento com o projeto.

“Antes da primeira edição, os técnicos de campo que prestam serviço para o ATeG perceberam que os cafeicultores atendidos pelo programa não conheciam a fundo a qualidade dos cafés por eles produzidos e encontravam dificuldade em ter locais que realizam esse tipo de serviço. Assim sendo, foi desenvolvido pelo Sistema Faemg, em 2017, o Cupping de Cafés Especiais do ATeG”, conta Rabelo.

A premiação, além de reconhecer o trabalho desempenhado pelos cafeicultores, tem como objetivo oferecer atendimento em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal.  Como tradição, as amostras recebidas são avaliadas por provadores experientes do Sistema Faemg em duas fases antes da SIC. O concurso teve início em agosto.

Participam da premiação produtores que cultivam cafés arábica e canéfora (conilon), assistidos pelo programa e sediados em Minas Gerais. O anúncio do vencedor acontecerá no Grande Auditório do Expominas, no dia 17 de novembro, às 11h30.

Criado em 2013, o programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial só teve início em Minas Gerais três anos depois, com o ATeG Café+Forte, e utiliza uma metodologia aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados.

Além da 6ª edição do Cupping e outras premiações, a programação da SIC contará com debates, palestras e workshops, mais de 150 marcas expositoras e participações de especialistas e compradores nacionais e internacionais.

“Nesta edição, em que celebramos uma década, pretendemos fazer algo ainda mais especial para todos os envolvidos. As premiações, como já são tradição, seguirão tendo grande destaque para o reconhecimento merecido do trabalho desenvolvido pelos profissionais da cafeicultura, reforçando o papel estratégico que a SIC conquistou como grande plataforma de promoção e desenvolvimento do café”, destaca Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora, uma das realizadoras do evento. 

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

A edição de 10 anos tem patrocínios master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3 Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.

Serviço
Semana Internacional do Café 2022
Quando: 16 a 18 de novembro
Onde: Expominas - Av. Amazonas, 6.200 - Belo Horizonte (MG)
Mais informações e credenciamento: www.semanainternacionaldocafe.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures