ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

6° Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Caratinga tem inscrições abertas até 6 de setembro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 31/08/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

As inscrições para o 6° Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Caratinga estão abertas até o dia 6 de setembro. A disputa abrange os municípios de Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Caratinga, Bom Jesus do Galho, Ubaporanga, Imbé de Minas, Inhapim, São Sebastião do Anta, São Domingos das Dores, Vargem Alegre e Piedade de Caratinga.

Conforme o coordenador técnico regional da Emater, Sebastião Jorge Braga, o objetivo é “contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor, distribuição de renda e prosperidade, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Por meio do concurso, ainda é possível promover e divulgar os cafés de Caratinga e região para o mercado interno e externo”.

A comissão julgadora, composta de, no mínimo, oito classificadores e degustadores, receberá as amostras de café devidamente codificadas e lacradas para avaliação e classificação. Será realizada a classificação física e sensorial, verificando o aspecto do produto quanto à secagem e cor.

Os cafeicultores dos municípios da região podem se inscrever em apenas uma das categorias, com amostras de café arábica produzido por eles no ano de 2023. As duas categorias são: Natural (sistema pelo qual o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para o terreiro para secar ao sol e/ou para o secador) e Cereja Descascado (sendo sistema em que são lavados e separados os frutos verdes e secos dos maduros, que passam, então, por um descascador, seguindo, posteriormente, para a secagem. Os cafés cereja despolpado e desmucilado também entram nesta categoria).

“São considerados, no concurso estadual e regional, cafés acima de 84 pontos, cafés finos, de qualidade, e na região estamos conseguindo enquadrar produtores na segunda etapa do concurso estadual. São dois concursos, uma mesma amostra e os mesmos objetivos, de fortalecer a cafeicultura”, destaca Sebastião.

Para o concurso regional, serão inicialmente ranqueados os cafés selecionados na primeira etapa e que permanecerem atendendo os requisitos de participação para a segunda etapa. O coordenador da Emater frisa que serão três premiados em cada categoria. Para as localidades que executam concursos municipais também terão seus campeões em cada categoria.

O concurso é organizado pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com apoio do Sicoob Credcooper.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures