Conforme o coordenador técnico regional da Emater, Sebastião Jorge Braga, o objetivo é “contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor, distribuição de renda e prosperidade, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Por meio do concurso, ainda é possível promover e divulgar os cafés de Caratinga e região para o mercado interno e externo”.
A comissão julgadora, composta de, no mínimo, oito classificadores e degustadores, receberá as amostras de café devidamente codificadas e lacradas para avaliação e classificação. Será realizada a classificação física e sensorial, verificando o aspecto do produto quanto à secagem e cor.
Os cafeicultores dos municípios da região podem se inscrever em apenas uma das categorias, com amostras de café arábica produzido por eles no ano de 2023. As duas categorias são: Natural (sistema pelo qual o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para o terreiro para secar ao sol e/ou para o secador) e Cereja Descascado (sendo sistema em que são lavados e separados os frutos verdes e secos dos maduros, que passam, então, por um descascador, seguindo, posteriormente, para a secagem. Os cafés cereja despolpado e desmucilado também entram nesta categoria).
“São considerados, no concurso estadual e regional, cafés acima de 84 pontos, cafés finos, de qualidade, e na região estamos conseguindo enquadrar produtores na segunda etapa do concurso estadual. São dois concursos, uma mesma amostra e os mesmos objetivos, de fortalecer a cafeicultura”, destaca Sebastião.
Para o concurso regional, serão inicialmente ranqueados os cafés selecionados na primeira etapa e que permanecerem atendendo os requisitos de participação para a segunda etapa. O coordenador da Emater frisa que serão três premiados em cada categoria. Para as localidades que executam concursos municipais também terão seus campeões em cada categoria.
O concurso é organizado pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com apoio do Sicoob Credcooper.